Sem categoria

Organizações feministas aprovam documento em reunião da ONU

Organizações feministas brasileiras participaram da 54ª sessão da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, sobre o Estatuto da Mulher. A reunião iniciou-se no dia 3 de março e encerra-se nesta sexta-feira (12/3). Entidades do Caucos da América Latina e Caribe aprovaram documento reivindicando políticas públicas e ação dos governos em defesa da igualdade de gênero.

A Comissão sobre o Estatuto da Mulher reúne-se anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, por um período de 10 dias, com o propósito de debater questões relativas à situação da mulher no mundo. A reunião iniciou com uma sessão plenária de revisão dos 15 anos da "Implementação da Plataforma de Acção de Beijing e documentos finais da sessão especial da Assembleia Geral da ONU, relativa à partilha de experiências e boas práticas" no âmbito dessa plataforma.

Durante a 54ª sessão desta comissão, um grupo de entidades da sociedade covil da América Latina aprovou documento orientador das agendas políticas dessas entidades para 2010 e apresentou o documento à reunião, denominado “Declaração do Caucus da América Latina e do Caribe no contexto da celebração do décimo quinto aniversario da aprovação da Declaração e Plataforma de Beijing”.

O Caucus da América Latina e do Caribe é um grupo de organizações da sociedade civil que tem como objetivo fortalecer a capacidade das sociedades latino-americana e caribenha e assegurar que as perspectivas, visões e necessidades da região em relação à sociedade da informação sejam levadas em consideração de modo articulado e integral no processo da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI).

De São Paulo, Luana Bonone, com Angola Digital News