Coletivo de Cultura do PCdoB-PE toma forma e prepara novas ações

Cerca de 20 militantes culturais ligados ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se reuniram nesta terça-feira (23.03), à noite, na sede Estadual do Partido, no Recife, para debater e pontuar as ações para a implementação do Coletivo de Cultura do PCdoB em Pernambuco.

Agentes culturais ligados aos ramos de criação artística, literatura, música, teatro, cinema e vídeo, entre outros, como gestores públicos e produtores culturais identificaram a necessidade de articular as ações de cultura com diretrizes culturais sólidas e dentro de uma tonalidade política menos “acanhada”. Isso porque muitos filiados e afins exercem há anos trabalhos nesta área sem, contudo, fazer uma articulação mais propositiva em termos de integração do debate sobre este setor. Entre os encaminhamentos, a reunião proporcionou a formação de um grupo de trabalho para sistematizar e executar as ações do coletivo. Esta comissão já tem reunião marcada para a próxima segunda-feira (29.03), às 17h, na sede estadual, localizada na Avenida Visconde de Suassuna.

A idéia do Coletivo é aglutinar e organizar as pessoas que fazem cultura e são do Partido ou próximas a ele. O Secretário de Comunicação, Guido Bianchi, pontuou que a maioria destas pessoas vem executando atividades culturais de fora para dentro do PCdoB. “Temos que fazer cultura de forma inversa também, ou seja, de dentro para fora do nosso núcleo. Precisamos deixar de fazer nossas atividades de maneira inerte em relação ao Partido. Um exemplo clássico é o do arquiteto Oscar Niemeyer, que dá entrevistas na televisão, a qualquer horário, afirmando que é comunista, socialista, e que o capitalismo não tem condições de trazer as respostas para as disparidades socioeconômicas da sociedade”, explanou Bianchi. Para ele, nem por causa destes posicionamentos, o profissional e artista Niemeyer deixa de ser contratado em seus inúmeros projetos.

ENCAMINHAMENTOS – O grupo de trabalho, tirado para executar as diretrizes desta primeira reunião, é formado por Cida Pedrosa, Rafaela Rafael, Cristiano Jerônimo, Pepe, Marcela e Márcia Souto. Por unanimidade, os participantes abraçaram a idéia de promover o 1º Seminário do Coletivo de Cultura de Pernambuco, previsto para o início de maio, em local e data ainda a serem anunciados.

Na noite da terça-feira (23.03) – a reunião que durou cerca de duas horas – ficou acordado que, pelo menos, cinco diretrizes serão tomadas a partir de agora: a criação de um email de grupo para o coletivo; o compromisso de mapear e mobilizar toda a militância cultural para as próximas atividades; a elaboração da pauta específica relacionada com o movimento cultural e em sintonia com as política públicas em andamento e a realização do 1º Seminário Estadual do Coletivo de Cultura do PCdoB. Além disso, será disponibilizado o email [email protected] para contatos a partir da próxima sexta, dia 19.

Por: Cristiano Jerônimo