Sem categoria

Iraque ocupado anuncia Allawi como vencedor de "eleição"

O ex-premiê iraquiano Iyad Alawi, que foi instalado pelos ocupantes do país logo em seguida à invasão, foi anunciado nesta sexta-feira (26) como vencedor da "eleição" legislativa aplicada ao país pelos ocupantes no dia 7 de março. Sua aliança elegeu 91 candidatos, enquanto a coligação do atual premiê, Nouri al-Maliki, obteve 89.

A Aliança Nacional Iraquiana (ANI), que reúne os partidos religiosos xiitas, ficou em terceiro lugar com 70 lugares enquanto os dois principais partidos curdos, que concorreram unidos, obtiveram 43 lugares.

Atentado faz 20 mortos

Pelo menos 20 pessoas morreram e 55 ficaram feridas num duplo atentado à bomba numa localidade próxima de Baquba, a norte de Bagdá.

As duas bombas explodiram simultâneamente em frente a um café e a um restaurante em Khales, a 65 quilômetros da capital iraquiana, explicou o comandante das forças de segurança da província de Diyala, cuja capital é Baquba.

O primeiro balanço das autoridades dava conta de 12 mortos e 28 feridos. Os dois atentados ocorreram uma hora antes do anúncio dos resultados oficiais das eleições.

Estado de caos

As "eleições" no Iraque foram realizadas em um país que vive uma forte crise humanitária, abusos dos direitos humanos, extrema corrupção, fragmentação do Estado e da sociedade.

A privatização das empresas iraquianas, especialmente no setor da energia elétrica, produziu um caos no fornecimento maior que o havido no início da ocupação.

A sensação de terror generalizado, a violência descontrolada e a fuga de mais de 5 milhões de iraquianos de suas casas são algumas peças do novo Iraque, construído pelas forças de ocupação sob o comando de George W. Bush e Barack Obama.

As últimas eleições ocorreram dentro desse contexto, por isso é praticamente impossível falar de um processo eleitoral livre e limpo.

Da redação, com agências