Bahia apresenta ações da segurança pública no Congresso da ONU

As ações de segurança, justiça e cidadania desenvolvidas pelo Governo da Bahia foram apresentadas, na manhã desta terça-feira (13/4), durante o “Painel Bahia – Boas Práticas na Prevenção ao Crime e Justiça Criminal”, que fez parte da programação do 12º Congresso da ONU sobre o mesmo tema, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento reúne mais de 4 mil pessoas de 140 países até o próximo dia 19 de abril.

“Fizemos um resumo dos investimentos em cultura, educação, trabalho, geração de renda e melhoria das condições de vida de comunidades que vivem em vulnerabilidade social. Ações que reduzem a desigualdade e promovem a melhoria da segurança pública, apesar de não serem ações de policiamento direto”, explicou o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt.

Também foram apresentados os resultados do programa Ronda no Bairro, que reforça a segurança policial, dos Núcleos de Direitos Humanos (NUDH), que oferecem assessoria jurídica gratuita, e do projeto Liberdade e Cidadania, que atua na ressocialização de presos. Para o chefe de gabinete da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Ricardo Maurício Soares, o painel foi uma oportunidade para expor as experiências de sucesso do governo baiano para o mundo. “Mostramos que, além de agir fortemente na repressão, com a modernização da polícia, atuamos na ressocialização de presos e na garantia dos direitos humanos dos custodiados”.

Presidente Lula

Realizado pela primeira vez no Brasil, o Congresso tem o objetivo de promover políticas de prevenção ao crime e medidas de justiça penal mais eficazes. O ponto alto do encontro será no dia 17 (sábado), quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva, juntamente com mais de 25 ministros de Estado e outros representantes de governo discutirão os temas da agenda principal.

No evento, iniciado na segunda-feira, também haverá cinco Workshops, nos quais serão debatidos a educação em Justiça criminal internacional, as melhores práticas das Nações Unidas referentes ao tratamento de presos, a prevenção da criminalidade urbana, o combate ao tráfico de drogas e suas relações com outras formas de crime organizado, e estratégias e práticas contra a superlotação penitenciária.

Os Congressos sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal são realizados de cinco em cinco anos, com o objetivo de discutir os desafios enfrentados na área pelos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). Seus resultados têm impacto direto em políticas nacionais e transnacionais, especialmente no que diz respeito à prevenção ao crime, ao combate ao crime organizado e à segurança pública.

Da redação local com agências