1ª de Maio : Trabalhadores unificados pela jornada de 40 horas

Os baianos fizeram uma grande festa neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, para pedir a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Reunidas no Largo do Abaeté, em Itapuã, muita gente se uniu à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, à Nova Central Sindical e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil para levantar a bandeira da valorização do trabalho, como ponto central para o desenvolvimento do país. A festa começou às 10h e entrou pela noite.

Com o tema “Vamos fazer um gol pela redução da jornada”, em alusão Copa do Mundo que se aproxima, a comemoração do 1º de Maio começou com as atividades dedicadas à criançada. Durante todo o dia, atrações culturais se revezaram no palco, com shows de percussão, samba, forró e roda de capoeira. A grande atração da festa foi o cantor Gerônimo, que fechou a noite com chave de ouro. “Nossa idéia de trazer a celebração para o Abaeté foi vitoriosa. O espaço propiciou que o evento não fosse apenas político, pois proporcionou um dia de lazer par ao trabalhador e sua família”, afirmou o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo.

Lideranças populares, sociais e políticas também prestigiaram a celebração, mostrando que aquele não era um momento apenas de festa, mas também de luta em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária. “Valorizar o trabalhador é o primeiro passo para o desenvolvimento do país. Só através da adoção de medidas que valorize o salário mínimo, reduza a jornada e melhore as condições de trabalho será possível avançar rumo à igualdade tão almejada por todos os brasileiros”, reforçou Araújo, lembrando os 70 anos de criação do salário mínimo.

Unidade

Em Salvador, o ato realizado no Abaeté foi o único a contar com a presença de mais de uma central sindical, além da CTB, a NCST e a CGTB também levaram suas bandeiras e representações. A CUT< Força Sindical e UGT realizaram também atos em outros pontos da cidade.

A idéia da unidade entre os trabalhadores perpassou o discurso de todas as lideranças presentes no ato da CTB. “Apostamos na construção unificada do 1º de Maio, por que acreditamos que a luta dos trabalhadores é uma só. Então precisamos lutar e comemorar as nossas vitórias juntos”, ressaltou o presidente da Nova Central Sindical, José Ramos.

A importância do momento foi lembrada também pelo presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida. “O Dia do Trabalhador é o momento de lembrarmos-nos da nossa trajetória, do caminho que percorremos até aqui. É o momento de levantar as nossas bandeiras em defesa de igualdade de direitos e de melhores condições de vida para todos os trabalhadores do nosso país e a redução da jornada é imprescindível para que isto aconteça”, reforçou o parlamentar.

De Salvador,
Eliane Costa