Sepror vai entregar 120 Casas de Vegetação a agricultores

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) vai entregar 120 Casas de Vegetação a produtores rurais em diversos municípios do Amazonas. As entregas começaram a ser feitas no fim do ano passado e prosseguem durante todo o ano de 2010. As próximas sete unidades serão destinadas ao município de Rio Preto da Eva (a 80 km de Manaus) e entregues no próximo dia 20 de maio.

O projeto Casas de Vegetação faz parte do programa de infra-estrutura Agrícola da Sepror e visa a incentivar a prática do empreendedorismo nos agricultores familiares da zona rural de Manaus e municípios do entorno.

Cada Casa de Vegetação ocupa um espaço de 6 x 20 m. São hortas cultivadas em sistema protegido, ou seja, cobertas com material plástico (pois utilizam a técnica da plasticultura) e em terrenos maiores, para preservar a plantação de chuvas fortes, visando atender à grupos de cinco famílias.

Dentro delas são cultivadas hortaliças como cebolinha, coentro, alface, e outros. Tudo isso para garantir suprimentos permanentes, frescos, a baixo custo e isentos de agentes nocivos à saúde à população.

De acordo com o gerente do programa, Jorge Vasconcelos, o principal objetivo é transformar esses produtores familiares em empreendedores. "Nós estamos entregando uma casa pronta para os agricultores com material suficiente para a construção de mais uma unidade", esclarece o gerente. "Se o produtor mantiver as duas casas de funcionamento, por ano, ele vai ter uma produção de 2,4 toneladas de pimentão ou 4,5 mil maços de alface, por exemplo", comemora Vasconcelos.

O secretário em exercício da Sepror, Ferdinando Barreto, afirma que a idéia é que esses produtores também sejam multiplicadores do programa. "Estamos entregando as casas a produtores que já atuam na plasticultura. Nós esperamos que outros agricultores passem a conhecer a técnica e adotem", diz o secretário.

"Eles vão poder trazer esses produtos para o Feirão da Sepror ou vender em seus próprios municípios. E o melhor, utilizando uma técnica que permite maior produtividade e qualidade dos produtos", conclui.
 

Fonte: Sepror