Espetáculo promete ser “estopim” no Crato

Muitas surpresas poderão acontecer na próxima quinta-feira, dia 27, no Espetáculo “Nós, o estopim”. O espetáculo faz parte de uma experiência artística que envolve interação, engajamento e diversão

A arte e a vida são duas coisas inseparáveis para o pensamento artístico contemporâneo. A vida às vezes confunde-se com a arte e vice-versa. Foi a partir desse conceito que surgiu a ideia de montar o espetáculo “Nós, o estopim” que será apresentado em única exibição na próxima quinta-feira, dia 27, a partir das 19h, no Sesc Crato.

“Nós, o estopim” é um espetáculo contemporâneo, engajado e interativo que levanta temas polêmicos e atuais, além de reunir o popular e a cultura de massa, através de várias linguagens artísticas, como vídeo, teatro, música, dança, performance e poesia.

O epetáculo tem um elenco de cerca de 50 de pessoas, a maioria são alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Adauto Bezerra, que há cerca de dois meses vêm se preparando através de ensaios e oficinas com artistas ligados ao Coletivo Camaradas.

Durante o espetáculo, serão recitadas poesias de cunho social de Cacá Araújo, Rosemberg Cariry, Patativa do Assaré, Salete Maria, Geraldo Gonçalves e Alexandre Lucas.

A aluna do Polivalente, Waleska Lima ressalta que essa é uma forma nova e diferente de abordar a arte. “Estou aprendendo que arte envolve muita reflexão sobre a sociedade”, diz aluna.

A aluna Jéssica Evandra que participa do elenco destaca que a forma do espetáculo trabalhar a questão da mulher é dignificante. Ela acredita que o “Estopim” será impactante. Já o estudante Eduardo Lima diz que será um desafio e afirma que está é uma grande oportunidade para quem nunca foi ao Teatro. “Eu nunca vi algo desse tipo. É diferente de tudo que já vi”, enfatiza.

O espetáculo faz parte do projeto desenvolvido pelo Sesc denominado Performance Poética, que visa divulgar os trabalhos de poetas da região do Cariri.

A família Patativa presente no espetáculo

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, poeta que deixou uma grande contribuição para a poesia engajada no país será uma das figuras lembradas no espetáculo. Poliana Gonçalves, filha do poeta Geraldo Gonçalves e sobrinha de Patativa do Assaré, destaca que sente-se privilegiada em poder contribuir com a difusão do trabalho poético da sua família. Ela enfatiza que o espetáculo é algo provocativo e tem uma preocupação social em todo o seu processo. "Patativa deve estar aplaudindo com seus versos esse trabalho"

Fonte: Blog Coletivo Camaradas