Cuca-PI participa de Mostra e leva arte à Ufpi

No período de 18 a 21 de maio passados, os corredores e pátios do Centro de Ciências da Educação – CCE e Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL da Universidade Federal do Piauí deixaram de ser apenas um local de passagem e tornaram-se um grande mural artístico.

Mostra Cultural - Cuca-PI
Intervenções artísticas, exposições de fotografias e poesias enfeitaram a UFPI com a "II Mostra Cultural – Ano Oscar Niemeyer", organizada pelo Diretório Central de Estudantes em parceria com o Circuito Universitário de Cultura e Artes/Piauí – Cuca Cabeça de Cuia e os Centros Acadêmicos de Música e Artes e Arquitetura.

A mostra foi voltada para estudantes da UFPI e da comunidade em geral, e teve como objetivo principal fomentar a produção cultural e artística da universidade. Pessoas de várias áreas participaram da mostra, seja palestrando, expondo, ministrando oficinas (no total são 16), ou assistindo a elas.

Gardiê Silveira, um dos coordenadores do evento e do CUCA-PI, relata que o evento foi de bastante proveito para os estudantes da UFPI e serviu para a troca de idéias e experiências entre alunos e professores, bem como ajudou a divulgar os trabalhos artísticos dos estudantes da UFPI.

 


Gardiê Silveira, do Cuca-PI
A mostra contou com exposições fotográficas composta por material dos próprios alunos da UFPI, além de poesias ,também feitas pelos acadêmicos. Nas salas de aula do departamento de artes aconteceram as oficinas, que incluem Arqueologia, Bioconstrução, Desenho Artístico, Humor Gráfico, Poesia, Teatro e a Estética do Oprimido, Youtube como ferramenta da dança, Xadrez, Pintura em camisetas, Teatro para Educadores, Dança Jazz, Cerâmica, Origami, Criação e Finalização de Personagem, Stêncil em camisa e Percussão.

Beto Cavalcante, aluno da UFPI, ministrou o curso de Pintura em camisetas, "Na oficina utilizamos técnicas novas, desenvolvidas a partir de pesquisas, e no fim faremos uma exposição com as camisas pintadas à mão", disse Beto, que ainda é acadêmico, mas almeja um dia ser professor de Artes da universidade.