PCdoB confia na vitória

Retomar os mandatos do PCdoB e mudar Brasília. Estes são os objetivos do PCdoB-DF, definidos pelo Comitê Regional na reunião do último dia 7. Os dirigentes analisaram o atual quadro político do Distrito Federal e convocaram a Convenção Eleitoral para o dia 19 deste mês.

O Comitê acredita que as forças democráticas e populares passam por um bom momento no Distrito Federal. “Estamos vivendo um ambiente favorável”, afirma Augusto Madeira, presidente do PCdoB-DF. Ele justifica sua convicção com vários os motivos, como o fato de Dilma Rousseff, a pré-candidata a presidente da República apoiada por Lula, já estar à frente nas pesquisas eleitorais, "um quadro diferente de 2006, quando Lula perdeu no primeiro turno na capital da República", lembra.

A crise política no DF provocou grande instabilidade e indefinição em quase todos os partidos. Neste período, fortaleceu-se a alternativa de oposição, nucleada por partidos de esquerda, que se constituiu em torno da candidatura de Agnelo Queiroz (PT).

Na disputa para a Câmara Federal, o PCdoB concentrou forças na eleição de Messias de Souza, que tem perfil para crescer no espaço de voto de opinião. Ele foi secretário no governo Cristovam, conselheiro da OAB-DF, chefe de gabinete do Ministro da Articulação Política e um dos principais assessores do ministro Guido Mantega, da Fazenda. O PCdoB reivindica a 1° suplência de Senado para Cláudio Avelar / Presidente do SINPOL/DF.

Régia Vitória, de Brasília