Mulheres discutem participação política em Belém

O auditório da Ordem dos Advogados (OAB) do Pará ficou pequeno para o grupo de mulheres que debateram a participação do gênero feminino nas próximas eleições. O 1º Seminário Estadual das Mulheres no Espaço de Poder e Decisão ocorreu nesta quarta-feira (9/6), em Belém, e teve como uma das palestrantes a secretária de Formação do PCdoB do Pará, Eneida Guimarães.

A explanação de Eneida foi uma verdadeira aula da história sobre as conquistas das mulheres, passando pelos temas como o voto feminino no Brasil e "a mulher e a democracia".
 
Outro ponto muito debatido foi a questão da cota de participação política, onde as mulheres que participaram do evento destacaram como sendo uma política de discriminação positiva.
“Temos que ver a mulher como cidadã que tem suas necessidades de saúde, educação, participação na política e outras. Estamos num país progressista em desenvolvimento, devemos buscar o equilíbrio da participação para alçarmos novos vôos”, destacou Eneida.

A secretária de Mulheres do PCdoB do Pará, Maíra Nogueira, disse, em sua participação, que as mulheres precisam estar cada vez mais unidas para alcançarem suas conquistas. “Precisamos ter filiação partidária para aumento da nossa luta”, referindo-se à necessária presença das mulheres nos espaços de poder, que passa pela participação em partidos políticos.

O evento foi uma promoção do Conselho Estadual da Mulher, teve o apoio da OAB-PA e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Pará. O seminário contou ainda com a participação da representante do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos Maria Liege Rocha, que proferiu a palestra “Mulheres e Democracia”.

De Belém,
Isa Arnour

Atualizado às 22h19 para publicação na editoria nacional "Movimentos"