Brasileiro é o mais confiante na conquista da Copa, diz pesquisa
Os brasileiros são os que mais confiam que seu país pode vencer a Copa do Mundo 2010. O dado está na pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) e mostra que 67% dos brasileiros acreditam que a seleção levantará a taça — na média global, 36% acham que o Brasil de fato ganhará o mundial.
Publicado 16/06/2010 17:21
Além destes, 6% dos brasileiros acreditam que o país chegará à final mas perderá, 5% crêem que chegará nas semi-finais, 7% apostam que apenas chegará nas quartas de finais, 5% dizem que não chegará nas quartas de finais e 10% não sabem ou não responderam.
A pesquisa global verifica também que metade dos entrevistados declara ter interesse na Copa do Mundo 2010. Naturalmente, países africanos como Gana e Camarões são os mais interessados, seguidos pelos países da América Latina: Chile, México, Brasil e Argentina.
Vale ressaltar que o interesse dos brasileiros pela Copa do Mundo 2010 está alinhado com a média global. "Esse resultado nos surpreende, pois acreditávamos que o Brasil apresentasse um interesse maior", diz Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligencia. Já entre os países europeus, Alemanha e Itália são os mais interessados.
No ranking mundial dos favoritos, o Brasil lidera isolado, com 36% da expectativa de triunfo, seguido por Alemanha (10%), Itália (9%), Espanha (7%), Argentina (6%), França (5%), Inglaterra (3%), México (2%), EUA (2%), Gana (1%), África do Sul (1%), Holanda (1%) e Portugal (1%).
Quanto ao meio de se acompanhar o torneio mundial, a TV figura dominando as respostas dos entrevistados, como o principal meio de comunicação para acompanhar a Copa. Os outros meios de comunicação não alcançam mais de 5%, sem variações significativas entre os países.
Sobre a pesquisa
Realizada por iniciativa da Worldwide International Network of Market Research (WIN), a pesquisa Atitudes referentes à Copa do Mundo 2010 ouviu 14.577 entrevistados representativos da população de 14 países entre os dias 27 de abril e 31 de maio de 2010.
A metodologia para cada país participante foi realizada de acordo com as características regionais. A relação dos 14 países inclui Brasil, Gana, Argentina, Camarões, Alemanha, Itália, Holanda, França, Chile, EUA, México, Eslováquia, Suíça e Coréia do Sul.
Fonte: Maxpress