PCdoB participa do cortejo do 2 de Julho em Salvador

O PCdoB está convocando toda a militância para participar do cortejo em homenagem aos heróis da Independência da Bahia, que acontece nesta sexta-feira, 2 de julho, em Salvador. Devido ao jogo da seleção brasileira e futebol, o início da festa foi antecipado e a concentração está marcada para às 7h no largo da Soledade, em frente à estátua de Maria Quitéria. O presidente Lula não virá mais ao cortejo, que começa às 8h e segue até o Terreiro de Jesus.

Segundo o secretário de Comunicação do PCdoB em Salvador, Emanoel Souza, a idéia é sair de forma organizada para mostrar a força do PCdoB. “Esta será a nossa primeira homenagem aos companheiros Paulo Colombiano e Catarina Galindo, que foram brutalmente assassinados na última terça-feira. Pedimos que todos vistam a camisa do partido e levem suas bandeiras para o cortejo, assim faremos uma onda vermelha no Centro Histórico”, afirma.

A festa do 2 de Julho é uma das mais tradicionais da Bahia. Foi nesta data que em 1823, as tropas brasileiras entraram vitoriosas em Salvador após quase um ano de batalha contras os portugueses que resistiam em aceitar a Independência do Brasil do jugo de Portugal. A parte alta das comemorações é o cortejo, que vai da Lapinha até o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. Todos os anos, uma multidão participa da caminhada puxada pelos carros do Caboclo e da Cabloca, que representam os homens e mulheres do povo que participaram do combate.

Heróis como Maria Quitéria, João das Botas, Joana Angélica e Maria Filipa também são lembrados pela população que enfeitam as casas com suas imagens, enquanto outros preferem se fantasiar como estes importantes personagens da guerra pela Independência da Bahia.

De Salvador,
Eliane Costa