Alemanha vira contra Uruguai e conquista 3ª posição

A Alemanha venceu a seleção do Uruguai por 3 a 2 no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, e terminou na terceira posição da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva. Os gols da partida foram marcados por Müller, Jensen e Khedira, Cavani e Forlán marcaram para os uruguaios.

Em 2006 os alemães também terminaram a Copa na terceira posição, após derrotarem Portugal por 3 a 1.

O Uruguai veio para campo com duas alterações em relação ao time que perdeu para a Holanda. O zagueiro Lugano, recuperado de lesão, e o atacante Suárez, retornando de suspensão, voltaram à equipe. Com os "reforços", Óscar Tabárez voltou a escalar a Celeste Olímpica no 4-3-3.

Fucile e Cáceres jogaram como laterais defensivos, tentando parar as jogadas laterais da Alemanha. Arévalo Ríos, Pérez e Maxí Pereira faziam a trinca de marcadores no meio de campo dando total liberdade para o trio ofensivo formado por Forlán, Cavani e Suárez.

A Alemanha veio para campo completamente modificada. O técnico Joachim Löw resolveu tirar da equipe nomes importantes como Klose, Podolski e Lahm. Outra modificação estava na formação tática da equipe.

Ao invés de jogar com três atacantes, esquema utilizado em todos os jogos da Copa, Löw preferiu utilizar o 4-4-2. Neuer foi substituído por Butt. Boateng, Mertesacker, Friedrich e Aogo formaram a defesa.

No meio de campo jogaram Khedira e Schweinsteiger, marcando a frente da zaga e com liberdade para atacar, Jensen e Özil. O camisa 8 jogou mais recuado armando as jogadas para a dupla de ataque Müller e Cacau.

A estrada até aqui

Uruguai e Alemanha chegaram à África do Sul desacreditadas. A Celeste Olímpica sequer havia conseguido classificação para o Mundial de 2006. Para piorar, carregava consigo a pressão de não conseguir uma boa campanha em Copas desde 1970, quando terminou em quarto lugar.

Mas o time foi crescendo durante a competição e conquistando vitórias até cair frente a Holanda nas semifinais.

Campanha:
Fase de Grupos: Uruguai 0 x 0 França
Fase de Grupos: África do Sul 0 x 3 Uruguai
Fase de Grupos: México 0 x 1 Uruguai
Oitavas de final: Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul
Quartas de final: Uruguai 1 x 1 Gana ( 4 x 2 nos pênaltis)
Semifinal: Uruguai 2 x 3 Holanda

Já a Alemanha era uma verdadeira incógnita. O técnico Joachim Löw fez uma enorme renovação em seu elenco e apostava na experiência de Ballack para comandar esta jovem equipe. Mas dias antes do mundial o meia acabou sofrendo uma lesão e ficou fora da Copa do Mundo.

O que ninguém imaginava era que o grupo, com média de pouco mais de 25 anos fosse, corresponder tão bem às expectativas. Depois de um pequeno susto, derrota para a Sérvia por 1 a 0, a Alemanha goleou Inglaterra e Argentina e acabou sendo eliminada após encarar outro grande adversário, a Espanha.

Campanha:
Fase de Grupos: Alemanha 4 x 0 Austrália
Fase de Grupos: Alemanha 0 x 1 Servia
Fase de Grupos: Gana 0 x 0 Alemanha
Oitavas de final: Alemanha 4 x 1 Inglaterra
Quartas de final: Argentina 0 x 4 Alemanha
Semifinal: Alemanha 0 x 1 Espanha

O jogo

A partida já começou com gol. Aos três minutos, Müller aproveitou o rebote da zaga para bater no canto, de fora da área, e colocar no canto de Muslera. Mas o árbitro anulou marcando, corretamente, o impedimento do atacante no início da jogada.

A resposta do Uruguai não demorou. Três minutos depois, Forlán cobrou falta com perigo por cima do gol de Butt.

O jogo estava muito movimentado. Özil, em cobrança de escanteio, encontrou Friedrich na pequena área. O zagueiro cabeceou no travessão e no rebote Müller tentou aproveitar, mas Godín cortou em cima da linha.

Aos 19 minutos a Alemanha abriu o placar. Schweinsteiger arriscou de muito longe e o goleiro Muslera rebateu para o centro da área. Müller, que acompanhou a jogada, só teve o trabalho de tocar no canto direito e correr para o abraço. È o quinto gol dele na Copa do Mundo. Agora empato com Sneijder e Villa na artilharia.

Na raça, o Uruguai chega ao empate. Pérez roubou a bola de Schweinsteiger e armou um contra-ataque. Suárez carregou a bola e tocou para Cavani que passava nas costas da zaga. O camisa 7 bateu cruzado, tirando do goleiro Butt e igualou o marcador.

Aos 41 minutos Suárez perdeu a chance de virar o placar. Forlán fez ótimo passe e deixou o atacante do Ajax na frente do gol de Butt, mas na hora da conclusão a bola passou ao lado da meta de Butt.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, Butt salvou a Alemanha. Forlán achou Cavani entrando na área e lançou. Butt conseguiu abafar a conclusão, mas Suárez pegou o rebote e bateu forte para nova defesa de Butt.

O Uruguai vira aos 6 minutos. Arévalo Ríos tabelou com Suárez pela ponta direita e cruzou. Forlán pegou de sem pulo, da entrada da área, e colocou a Celeste Olímpica em vantagem. É o quinto dele na Copa do Mundo.

A vantagem uruguaia não durou muito tempo. Boateng cruzou pelo lado direito, Muslera saiu mal e deixou o gol livre para Jensen marcar de cabeça o segundo gol alemão.

O Uruguai pressiona, mas Butt salva. Primeiro Suárez arriscou chute venenoso da intermediária e Butt defendeu. No lance seguinte, Forlán recebeu lançamento dentro da área e foi bloqueado por Butt na hora da finalização.

Aos 30 minutos, Kiessling, que havia acabado de entrar no lugar do brasileiro naturalizado Cacau, fez belo lance pela ponta esquerda e bateu forte no meio do gol. Muslera espalmou sem maiores problemas.

Mais uma falha do Uruguai permite a virada para a seleção da Alemanha. Özil cobra escanteio no segundo pau para Friedrich. Desequilibrado o zagueiro escora para o meio da área. A bola bate em Lugano e sobra livre para Khedira cabecear tirando de Muslera.

Este gol garantiu a terceira colocação da Copa do Mundo para a Alemanha.

Fonte: Portal Copa 2014