Xixi nas ruas preocupa prefeito de Salvador

Salvador tem quase três milhões de habitantes e possui sérios problemas de mobilidade urbana, saúde e educação. Os longos congestionamentos no trânsito e os riscos de desabamento das encostas vêm tirando o sono dos soteropolitanos, mas este não é o maior foco da preocupação do prefeito João Henrique, que surpreendeu a população com seu empenho em coibir o hábito de urinar em vias públicas. Para acabar com a prática, a Prefeitura fechou parceria com a Polícia Militar para prender os infratores.

“Não é que o problema do xixi nas ruas não mereça ser tratado, mas este, com certeza, não é o maior problema da cidade neste momento”, afirmou a vereadora e candidata a deputada estadual Aladilce Souza (PCdoB). Para ela, o prefeito está procurando mais um factóide para desviar a atenção do péssimo governo que está fazendo, que inclusive foi considerado o pior do Brasil por uma pesquisa do Instituto Datafolha.

Segundo Aladilce, a Prefeitura deveria se preocupar com questões mais sérias, como o risco iminente de desabamentos de encostas, que vem com o período de chuvas; com a queda do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município; com os buracos nas ruas e as péssimas condições do trânsito. “Hoje não é possível chegar em nenhuma parte da cidade sem enfrentar longos congestionamentos. O cidadão que mora mais longe leva em média duas horas para chegar ao trabalho e no fim do dia espera o mesmo tempo para voltar para casa. Isto atinge a qualidade de vida da população e merece a preocupação do prefeito”, disse.

A parlamentar lembrou ainda de outras questões que dependem diretamente da Prefeitura e estão esquecidas, como a qualidade dos serviços públicos. “O prefeito fica aí preocupado com a questão do xixi nas ruas, enquanto diversas categorias de trabalhadores que prestam serviços para a Prefeitura estão com os salários atrasados ou fazem greve por reajuste salarial. É o caso, por exemplo, dos agentes de combate a endemias, que estão com as atividades paralisadas por melhores salários”, enfatizou Aladilce.

Enquanto isso, o prefeito João Henrique fechou uma parceria com a Polícia Militar na tarde de segunda-feira (2/8), para prender quem for flagrado urinado em vias públicas. Além da PM de olho nos infratores, haverá também uma ação publicitária e palestras nas escolas municipais sobre o tema, além da instalação de 50 novos sanitários públicos além dos 207 que já existem por toda Salvador. A polícia se concentrará inicialmente nas regiões do Centro Histórico, Comércio, Campo Grande e Barra para reprimir quem insistir no erro.

Por mais inacreditável que pareça, apesar de todas as dificuldades que Salvador enfrenta, este é o assunto mais comentado na cidade no momento, sendo inclusive tema de debate na Câmara de Vereadores. Depois o prefeito fica questionando as pesquisas que o colocam como o gestor como pior avaliação no país.

De Salvador,
Eliane Costa