“Crescimento de PE hoje só se compara ao do ciclo do açúcar”
“Hoje vivemos em Pernambuco um ciclo de oportunidades que só se compara ao antigo ciclo do açúcar, que nos deu a liderança da economia brasileira entre os séculos XVI e XVII, com a diferença de que agora o vetor principal é a indústria de ponta instalada no Estado a partir da decisão política do governo Lula de sediar em Suape a refinaria de petróleo, e cuja dimensão e características a maioria do nosso empresariado provavelmente ainda não captou”.
Publicado 11/08/2010 21:00 | Editado 04/03/2020 16:58

A análise foi feita pelo candidato a deputado estadual, Luciano Siqueira (PCdoB), durante palestra para um grupo de 55 empresários do município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, realizada terça-feira (10), em shopping no bairro de Piedade. “Tenho tido a oportunidade de debater esse assunto na Federação das Indústrias, na Fecomércio e com outros setores, e repetidas vezes tenho escutado dos analistas a opinião de que há algo de novo que ainda não foi assimilado pelos próprios pernambucanos que aqui tem os seus empreendimentos”, disse.
Luciano lembrou do compromisso assumido por ele e pelo ex-prefeito João Paulo em 2002, durante a campanha para a Prefeitura do Recife, de criar uma política de desenvolvimento para a cidade. “Nós pensávamos que, apesar de no Brasil as políticas públicas estarem centralizadas em Brasília, era nosso dever encontrar um caminho e criar uma secretaria de desenvolvimento econômico com outra dimensão, que não se voltasse apenas para o microcrédito, que tem sua importância, mas não é tudo”.
Segundo o candidato, a ideia evoluiu ao longo dos oito anos do mandato dele e de João Paulo. “A partir de um diálogo intenso com os reitores das universidades do Recife, conseguimos dar uma outra dimensão a essa secretária, que se tornou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, que na gestão do prefeito João da Costa tem como secretário José Bertotti, um companheiro nosso de partido. Hoje a ênfase que se dá chega a ser mais consistente e profunda do que no nosso governo em virtude das perspectivas, desafios e possibilidades que Pernambuco tem diante de si e que nós entendemos seja o novo ciclo de crescimento econômico”, explicou.
“É um momento novo, com grande oferta de empregos e a perspectiva de, em dez anos, duplicar o PIB (Produto Interno Bruto) de Pernambuco. Essa é uma situação nova decorrente de uma iniciativa do presidente Lula, que tomou decisões parecidas em outros Estados para desenvolver o País de maneira igual. Hoje Suape é um polo de atração de grandes investimentos, como o Estaleiro Atlântico Sul, a planta de poliéster, a fábrica de resina PET e outros. Por isso, como vereador, fizemos o debate na Câmara Municipal do Recife para saber se o Estado está preparando os trabalhadores para ocupar esses novos campos de trabalho. E o governador Eduardo Campos está acompanhando esse ritmo e criando escolas técnicas em todo o Estado”, destacou Luciano.
Fonte: www.lucianosiqueira.com.br