Novo protesto contra uso de transcons na orla de Salvador

Diante da repressão policial ocorrida na semana passada, os movimentos populares de Salvador decidiram fazer uma nova manifestação nesta quarta-feira (1º/9), a partir das 14h, para protestar contra o uso irregular da Transferência do Direito de Construir (transcon) na orla marítima de Salvador. A concentração acontece em frente à Câmara de Vereadores, na praça Municipal, onde um ato político vai pedir a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar as irregularidades.

Segundo denúncia da ex-secretária municipal de Planejamento, Kátia Carmelo, o uso irregular das transcons por empresários do setor imobiliário, com conivência da Superintendência de Controle do Solo (Sucom), já teria causado o prejuízo de mais de R$ 500 milhões aos cofres públicos. “O prefeito de Salvador deve uma explicação à cidade sobre as denúncias apresentadas pela ex-secretária. Não adianta ele ficar se escondendo atrás da Guarda Municipal e da Polícia Militar, pois nós vamos continuar cobrando a apuração dos fatos”, afirmou o presidente da Federação das Associações de Bairro de Salvador (FABS), João Pereira.

Este é o segundo protesto organizado pelo movimento social para pedir a instalação da CEI para apurar as irregularidades. Na quarta-feira passada, os manifestantes tentaram lavar as escadarias da Prefeitura, mas foram impedidos por guardas municipais e policiais militares, que chegaram a apontar a arma para alguns manifestantes. “Se o prefeito João Henrique achou que nos intimidaria com a repressão, se enganou completamente. O movimento social de Salvador já enfrentou a ditadura militar, o carlismo e outras manifestações de autoritarismo, sem nunca perder a sua voz e desistir de seus objetivos. Vamos continuar cobrando a apuração do uso das transcons. Não vamos nos calar”, ressaltou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

De Salvador,
Eliane Costa