Datafolha confirma vitória de Wagner e empate no Senado

Pesquisa Datafolha, publicada na noite de quinta-feira (23/9), confirmou a tendência apresentada nos levantamentos aferidos desde novembro e manteve a vitória de Jaques Wagner (PT) no primeiro turno. Apesar de ter oscilado negativamente cinco pontos percentuais, o governador está 27 pontos à frente de Paulo Souto (DEM): 48% versus 21%. E, considerando-se apenas os votos válidos, seria reeleito com 58% da preferência do eleitorado.

Geddel Vieira Lima (PMDB) manteve-se na terceira colocação, com 12%. Luiz Bassuma (PV) aparece com 2% e Marcos Mendes (PSOL) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 5%, enquanto 11% dos baianos ainda não decidiram em quem votar.

O Instituto ouviu 1,1 mil eleitores, de 43 municípios, nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Corrida acirrada ao Senado

O Datafolha também inquiriu os baianos sobre a disputa ao Senado. César Borges (PR) e Lídice da Mata (PSB) seguem tecnicamente empatados, com 29% e 28% das intenções de voto, respectivamente. Já Walter Pinheiro (PT) apresentou leve queda de dois pontos percentuais em relação ao último levantamento, indo para 25%.

Candidato da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” ao lado de Lídice, Pinheiro ressaltou que pesquisa é um retrato do momento e que somente a abertura das urnas, no dia 3 de outubro, irá revelar os vencedores para as duas cadeiras no Senado. “Vamos manter o corpo-a-corpo e falar diretamente com o povo. A população sabe o que é melhor. A verdadeira pesquisa é o sentimento que colhemos nas ruas”, pontuou. Já Lídice voltou a reforçar a estratégia do “voto casado” para eleger os dois senadores do Time de Lula: “A estratégia do voto casado está dando certo e vai continuar até o último dia da campanha”, enfatizou.

Entre os demais postulantes, José Carlos Aleluia (DEM) e José Ronaldo (DEM) aparecem empatados na quarta posição, com 12%. Edvaldo Brito (PTB) surge com 10%.

De Salvador,
Camila Jasmin