Reunião no MP-SP discute sustentabilidade para a Copa de 2014
A Procuradoria-Geral de Justiça sediou, nesta quinta-feira (7), a 1ª reunião entre representantes do Ministério dos Esportes e promotores e procuradores de Justiça que atuam na área do meio ambiente nas diversas cidades do Brasil que receberão jogos do Mundial de Futebol FIFA de 2014.
Publicado 08/10/2010 16:29 | Editado 04/03/2020 16:54
Reunião no MP-SP discutiu sustentabilidade para o Mundial de Futebol de 2014
O objetivo do encontro foi a abertura do diálogo entre as autoridades envolvidas visando a uma agenda de sustentabilidade para as ações que envolverão a Copa do Mundo de 2014.
Claudio Langone, Assessor do Ministério dos Esportes e Coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS), apresentou um quadro geral do andamento das atividades nas cidades onde acontecerão os jogos, pormenorizando a estrutura que está sendo montada. Foram criadas nove câmaras temáticas: Infraestrutura, Estádios, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Turístico, Promoção Comercial e Tecnológica, Cultura e Educação e Transparência.
Langone também disse que é muito importante o diálogo entre os Ministérios Públicos Federais e os MP estaduais: “É preciso priorizar a tramitação dos eventos que envolvem a Copa. São necessárias estruturas específicas de acompanhamento dos licenciamentos ambientais”.
O Coordenador Adjunto do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva, procurador de Justiça Tiago Cintra Zarif, destacou o encontro como um importante canal para interlocução com o Governo Federal. Ele também enfatizou o trabalho que já vem sendo feito em São Paulo: “Aqui já temos o Programa de Atuação Integrada do Futebol (PAI do Futebol), que atua acompanhando obras em estádios, garantindo a sustentabilidade ambiental, além de trabalhar na situação do entorno dos estádios, apurando a venda de bebidas alcoólicas, acessibilidade, violência, etc.”
Também estiveram presentes à reunião a promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Delitos Econômicos (GEDEC), Adriana Borghi Fernandes Monteiro; o promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital, Marco Lúcio Barreto; a assessora da secretaria do Meio Ambiente do Estado, Raquel Kibrit; o assessor do Ministro dos Esportes, Joel Benin; e os promotores de Justiça dos estados de Pernambuco, Amazonas e Bahia, respectivamente Selma Carneiro, Mauro Veras Bezerra e Marcelo Guedes.
O evento marcou o início de diversas frentes de contato entre o Ministério Público e os órgãos envolvidos com a Copa de 2014, assim possibilitando o diálogo que se faz imprescindível para o adequado acompanhamento e desenvolvimentos dos trabalhos.
Fonte: Ministério Público de São Paulo