Salvador participa da campanha mundial contra o câncer de mama

Desde a noite desta quarta-feira (13/10) os pontos turísticos e monumentos de Salvador ganharam uma iluminação em tom de rosa para lembrar a luta contra o câncer de mama, que atingiu mais de 49 mil mulheres no Brasil no ano passado. A cidade aderiu ao Outubro Rosa, campanha mundial que tem o objetivo conscientizar a população sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce da doença. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama.

A campanha vai iluminar com tons de rosa o Elevador Lacerda e Mercado Modelo, na Cidade Baixa; estátua de Maria Quitéria e Caboclo, do Campo Grande; Sereias de Itapuan e Rio Vermelho, além das Gordinhas de Ondina e o Cristo da Barra. Em Salvador, a campanha é coordenada por entidades como a Fundação José Silveira e o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer. Tem o apoio também da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal de Saúde

Além da iluminação rosa, profissionais de saúde, coordenados pela Área Técnica da Saúde da Mulher, realizam atividades educativas nas unidades de saúde do município, destacando a importância dos cuidados com a mama, e intensificando a realização de exames clínicos durante todo o mês de outubro. Já no próximo dia 23, médicos, enfermeiras e demais voluntários estarão no Farol da Barra para distribuição de material didático sobre o câncer de mama e esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde da mama.

Em média, 134 novos casos são diagnosticados por dia no Brasil e 25% das mulheres que apresentam a doença têm menos de 50 anos. Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 1.970 novos casos serão diagnosticados este ano na Bahia. Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Apenas 10,9% ficam sabendo no início, quando a chance de cura é maior. A intenção da campanha Outubro Rosa é chamar a atenção para a necessidade da mamografia, pois se descoberta precocemente, a doença tem uma chance de cura de 95%.

De peito aberto

Em ação de apoio à campanha internacional Outubro Rosa, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, através do Hospital Santa Izabel e do Museu da Misericórdia, está trazendo para Salvador a exposição de Peito Aberto, dedicada à celebração da vida e à luta contra o câncer de mama. A mostra, que reúne painéis fotográficos de Hugo Lenzi e textos de Vera Golik, apresenta o testemunho de mulheres que enfrentaram ou ainda lutam contra o câncer de mama. O lançamento será neste sábado (16/10), às 20 horas, no terceiro andar do Shopping Barra, onde a exposição fica aberta ao público até o dia 28 de outubro.

Desde que foi lançada, em 2006, a exposição é sucesso de público – atingiu mais de 500 mil pessoas no país -, quebrou paradigmas e mostrou a importância do diálogo e da humanização no tratamento no processo de recuperação. O visitante caminha por mais de 60 painéis que revelam a história de mulheres de todo o Brasil, entre 24 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Hugo Lenzi procurou captar as emoções vividas por essas "guerreiras" em cada uma das etapas do câncer: do choque diante do diagnóstico ao medo da perda dos símbolos femininos – cabelo, mama, libido e fertilidade – até o sentimento de vitória com a superação da doença.

De Salvador,
Eliane Costa com agências