Petrobras confirma potencial do Campo de Tupi, no pré-sal
A Petrobras confirmou o potencial estimado de cinco bilhões a oito bilhões de barris de óleo equivalente na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. Em nota divulgada nesta sexta-feira (22/10), a estatal destacou que o nono poço perfurado comprova que a acumulação de petróleo se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi e confirma que a espessura do reservatório de petróleo e gás chega a 128m.
Publicado 22/10/2010 18:08
Os resultados também confirmaram que as reservas são de óleo leve, de maior valor comercial. O poço foi perfurado sob lâmina d´água de 2.152m e está localizado a 290km da costa do estado do Rio de Janeiro. O bloco é operado pela Petrobras, que detém 65% dos direitos exploratório, em consórcio com a BG Group (25%) e a Galp Energia (10%).
A próxima etapa será de testes para estabelecer a produtividade. “Confirmadas as produtividades esperadas, o consórcio BMS-11 estudará a instalação, no sul da área de Tupi, de um dos primeiros navios-plataforma padronizados que estão sendo projetados para operar no pré-sal da Bacia de Santos”, informou em nota a estatal.
A Petrobras anunciou que o poço poderá ser declarado comercial em 31 de dezembro, quando estarão concluídas as perfurações de outros dois poços de delimitação da reserva. Apenas as possíveis reservas de Tupi equivalem a cerca da metade das atuais reservas comprovadas do Brasil, de 14 bilhões de barris.
Com agências