Comício pró-Dilma reúne 15 mil pessoas em Vitória da Conquista

“Quem vocês acham que representa a continuidade do maior governo que esse pais já teve? Sou eu e não o meu adversário, que chamou o Bolsa Família de bolsa esmola”, conclamou Dilma Rousseff – da coligação Para o Brasil Seguir Mudando -, sob aplausos de mais de 15 mil pessoas durante comício nesta terça-feira (26), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

A presidenciável desembarcou na cidade por volta das 21h e se juntou ao governador reeleito, Jaques Wagner (PT), que havia comandado uma carreata no fim da tarde.

Em seu discurso, Dilma ratificou o compromisso de exterminar a miséria no Brasil. “Nosso compromisso é o de melhorar ainda mais a vida do nosso povo, não é melhorar apenas a economia. Nós conseguimos tirar 28 milhões de pessoas da miséria e, agora, assumimos o compromisso de tirar todos os brasileiros da linha da pobreza absoluta”, afirmou. A candidata também lembrou dos mais de 30 milhões que ascenderam à classe média ao longo dos oitos anos de governo Lula.

Sobre as acusações que vêm sendo ventiladas pela campanha adversária, Dilma criticou a postura ofensiva em detrimento à ausência de proposição de ideias “Esse medo que, a cada eleição, eles tentam colocar nas pessoas, é porque eles não têm projeto para o Brasil”. E completou, diante da praça lotada, enfeitada por bandeiras, cartazes e faixas de apoio: “Diante da urna, no dia 31, estará em nossa cabeça a conquista desses oito anos do governo Lula e os quatro anos do governo Wagner”.

O evento reuniu, ainda, os senadores eleitos, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT); o futuro vice-governador, Otto Alencar (PP); deputados federais e estaduais dos partidos que integram a coligação “Para o Brasil seguir mudando”; mais de 40 prefeitos da região; vereadores e lideranças do movimento social. “Estamos diante da maior manifestação política dos últimos tempos em Conquista”, afirmou Wagner, debaixo de gritos de “Dilma! Dilma!”.

Durante a carreata, comandada pelo próprio governador e acompanhada por cerca de 5 mil pessoas do aeroporto à praça central da cidade – palco do comício -, as manifestações de apoio à candidato do PT seguiram-se por todo trajeto, incitando o clima de virada na votação deste segundo turno. “Conquista tem uma posição que influencia todo o sudoeste da Bahia. Portanto, o resultado aqui, e a própria repercussão agora, na pré-campanha do segundo turno, é da maior importância para o alcance do resultado final da vitória esmagadora de Dilma”, pontuou a deputada federal, reeleita para o terceiro mandato, Alice Portugal.

A opinião da deputada é consensual entre os aliados de Dilma, que lembraram que o próprio Lula, e mesmo Jaques Wagner, obtiveram votação inferior a dos seus adversários na cidade, em 2006. “Vitória da Conquista às vezes reserva surpresas, mas vamos virar o jogo aqui e eleger Dilma”, pontuou o governador.

De Salvador,
Camila Jasmin , com agências