Capiberibe vence eleição no Amapá com 53% dos votos
Com de 95% das urnas apuradas no Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) já foi confirmado como governador eleito com 53% dos votos.. Lucas Barreto (PTB) tem 46%. Com a vitória de Capiberibe, o PSB – considerado o partido mais vitorioso nessas eleições. – elege o seu quarto governador.
Publicado 31/10/2010 19:11
A eleição no Amapá foi uma das mais disputadas. No primeiro turno, a diferença de voto de Barreto para Capiberibe foi de apenas 837 votos. A pesquisa Ibope do 2º turno mostrou que Capiberibe ultrapassou Barreto, já que o candidato do PSB teria, segundo a pesquisa, 50% dos votos válidos, enquanto que o candidato do PTB teria 43%.
As eleições no Estado foram agitadas pela operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, que prendeu o governador e candidato à reeleição Pedro Paulo Dias (PP), em setembro, por suspeita de participação num esquema de desvio de verbas federais.
Além de Dias – derrotado nas urnas -, outras 17 pessoas foram presas na operação, incluindo o ex-governador Waldez Góes (PDT). Dias concorreu ao Governo e Góes disputou uma vaga no Senado. Ambos foram derrotados.
Neste segundo turno, ambos os candidatos afirmam representar uma "mudança" em relação ao governo anterior, mas acusam um ao outro de fazerem parte das velhas estruturas que governaram o Estado desde a sua criação, em 1991.
Capiberibe é filho de João Capiberibe, que governou o estado entre 1995-2002 e foi eleito senador, e da deputada Janete Capiberibe.
De Brasília
Com agências
Matéria atualizada às 19H47m