Sem categoria

Jovens do DF lançam Revista Descolad@s sobre direitos humanos

O temas de direitos humanos é o foco da revista Descolad@s, produzida por adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal que participam do projeto “Onda: adolescente em movimento pelos direitos”. A primeira edição da revista será lançada nesta terça-feira (9) na Câmara dos Deputados, em atividade da Comissão de Direitos Humanos.

Jovens do DF lançam Revista Descolad@s sobre direitos humanos - Inesc

Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da Ccomissão, o lançamento da revista na Câmara contribuirá para estimular o interesse dos parlamentares pelo tema. “É sempre importante manter em evidência o debate sobre os direitos de crianças adolescentes e jovens. A revista estimula isso de forma muito especial, pelo fato de ter sido produzida pelos maiores interessados no assunto”, diz Iriny, acrescentando que a causa “também passa pelo Congresso Nacional e precisa ser abraçada pelos deputados e senadores”.

Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Acioli, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) ,antes de conceber a revista, os/as alunos/as participaram de oficinas em diversas áreas dos Direitos Humanos como relações de gênero, diversidade sexual, desigualdades de raça, violência e exploração sexual com o objetivo de garantir olhar livre de preconceitos e de linguagem preconceituosa.

Temas como orçamento público, direitos humanos, política nacional e internacional, transporte público e sexualidade são discutidos em reuniões de pauta e os escolhidos se transformam em matérias que compõem a revista.

Márcia Acioli diz aidna que a ideia de fazer a revista nasceu há dois anos quando ela conheceu a Revista Viração, uma publicação concebida e feita por jovens de todo o Brasil. “Percebi então o potencial comunicativo da proposta e entendi que poderíamos contribuir para alastrar nossos debates se os próprios adolescentes escrevessem as matérias e investigassem o orçamento público destinado à realização de seus direitos. Em cada escola observamos que havia temas diferentes que mobilizavam os/as estudantes. Daí foi bastante fácil motivá-los”, afirma.

Ela explica ainda que o objetivo do projeto é assegurar o envolvimento de crianças e adolescentes na discussão sobre direitos e cidadania, observando como se relacionam com o orçamento público. A idéia é fortalecer a capacidade de atuação dos(as) jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas a eles(as) destinados.

Essa é a primeira edição da revista, que pretende ter um exemplar por ano. A publicação será distribuída gratuitamente nas escolas públicas do Distrito Federal e entre os movimentos sociais.

De Brasília
Com agências