Lei beneficia jornalista do RN

Na tarde desta terça-feira, 23, a Sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte votou o Projeto de Lei, de autoria do deputado Fernando Mineiro, que trata da contratação de jornalista profissional na administração pública estadual.

O projeto foi aprovado por unanimidade, e irá assegurar que o provimento de cargos de jornalista no Estado do Rio Grande do Norte observe a exigência de apresentação de diploma específico na área de conhecimento.

“O objetivo em discussão é não só assegurar a valorização do profissional jornalista mas também a contratação de profissionais que possam oferecer à Administração Pública qualificação, preparo, conhecimento e, principalmente, compromisso ético no exercício da profissão”, afirmou Mineiro.

De acordo com o deputado, sabe-se que o compromisso do jornalista é transmitir informação de qualidade, principalmente no âmbito do Poder Público devido o princípio da publicidade demonstrando transparência das ações. “Por essa razão, entende-se de extrema essencialidade a formação acadêmica e técnica dos referidos profissionais”, explicou.

Em vários Estados da Federação os legislativos já estão adotando tal postura para o exercício da atividade jornalística, ou seja, a exigência do diploma para o cargo em comento, no intuito de fortalecer o setor público, após decisão do STF sobre a não-obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão.

O Projeto de Lei foi apresentado em maio deste ano.
 

Site do mandato do deputado Mineiro