Espetáculo piauiense participa do Interações Estéticas Etapa Rio

De 13 a 16 de dezembro, acontece no Rio de Janeiro a quarta e última etapa do Circuito Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. O Piauí faz-se presente no evento com um de suas peças mais famosas, "Raimunda Pinto, Sim Senhor!", encenada pelo Grupo Harém de Teatro. 

Montada pela primeira vez em 1992, o espetáculo “Raimunda Pinto, Sim Senhor!”, de Francisco Pereira da Silva (Chico Pereira), traz como tema o êxodo rural e conta a estória de uma jovem cearense, feia, pobre, leporina (lábio defeituoso) e subdesenvolvida, que consegue “vencer na vida” longe de sua terra. A estória se passa num cenário da Segunda Guerra Mundial, em 1942, no subúrbio da Cidade de Fortaleza, mas o eixo geográfico é instável e logo ela se encontra viajando pelo mundo.
 
A peça é parte da tetralogia Raimunda, Raimunda, que Chico Pereira dedicou à atriz Fernanda Montenegro no começo da década de 70. Os quatro textos – Raimunda Jovita na roleta da vida ou Quis o destino: De Pucella e Ninon; O trágico destino de duas Raimundas ouOs dois amores de Lampião antes de Maria Bonita e só agora revelados; Raimunda Pinto, sim senhor e Ramanda e Rudá –, apesar de terem a ver uns com os outros, podem ser montados separadamente. O humor elegante do autor conquistou a crítica especializada de todo o país.
 
Raimunda Pinto, sim senhor! É a peça é a mais assistida e mais premiada do Estado. "A peça está em cartaz há 18 anos, já foram mais de mil apresentações e continua atual. As pessoas continuam indo, continuam rindo. Isso é que mostra que estamos no caminho certo. Não é porque estamos aqui no Piauí, no meio do Nordeste, que nós temos que sofrer do complexo nacional de inferioridade. Nosso trabalho é bom e é reconhecido". Raimunda conta a saga de uma mulher cearense feia, pobre, subnutrida e com lábio leporino que consegue vencer na vida longe do sertão. O ator Francisco Pelé é quem interpreta a personagem.

Confira a programação completa do Circuito:

13 de dezembro, segunda-feira
17h – Abertura
Local: Salão Portinari

18h – Performance do Eixo Fixo
Artistas residentes:
Zine – Law Tissot, Wendell Sacramento e Carol Ribeiro
Interofônica – Marcelo Wasem, Ronaldo Eli e convidados
Esculturas Sonoras – Romano
Hapax – Ricardo Cutz, Ericsson Pires e Daniel Castanheira
Local: Pilotis

14 de dezembro, terça-feira

9h às 12h – Seminário Interações Estéticas
Local: Salão Portinari

14h às 16h – Seminário Interações Estéticas
Local: Salão Portinari

17h – Cine Teatro Brasil
Exibição do documentário “O incrível encontro”, de Júlio Calasso, seguida de homenagem ao ator e diretor Antônio Pedro Borges
Local: Sala Sidney Miller

20h – Espetáculo “Raimunda Pinto, sim senhor!”, com o Grupo Harém de Teatro (PI)
Local: Sala Sidney Miller

15 de dezembro, quarta-feira

das 9h às 12h – Seminário Interações Estéticas
Local: Salão Portinari

das 14h às 16h – Seminário Interações Estéticas
Local: Salão Portinari

17h – Entrega do Prêmio Cultura Viva
Local: Auditório Gilberto Freyre

19h – Lançamento do projeto “Brasil Memória das Artes” e de edições on-line da Funarte
Local: Pilotis

20h – Espetáculo musical com Manguerê (ES) e Marcio Bello (Tambores de Tocantins), Beatriz Azevedo e banda, Cristóvão Bastos e os convidados Chacal, Jorge Mautner, Ademir Assunção e outros
Local: Pilotis