Médicos de todo o país decidem parar no dia sete de abril
Médicos de todo o Brasil, que prestam serviços para operadoras de planos de saúde, vão paralisar suas atividades durante um dia, em 07 de abril próximo. A categoria vai promover o Dia Nacional de Paralisação por melhorias nas condições de relacionamento entre os planos de saúde e os médicos.
Publicado 23/02/2011 09:44 | Editado 04/03/2020 16:32
A decisão foi tomada na reunião da Comissão de Saúde Suplementar, formada por membros das três entidades médicas nacionais – Federação Nacional dos Médicos, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, que, em conjunto com a Comissão de Consolidação da CBHPM, realizou o encontro em São Paulo, na sede da Associação Paulista de Medicina.
Na reunião, os representantes das entidades médicas definiram também que 18 de outubro, quando se comemora o Dia do Médico, será a data base proposta para a elaboração de acordos coletivos de trabalho, intermediados pelos sindicatos médicos, que contemplem reajustes nos valores pagos pelas operadoras aos procedimentos realizados pelos médicos.
Nos últimos 10 anos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS concedeu reajuste de 136% para os usuários dos planos de saúde, enquanto os médicos tiveram seus honorários reajustados em apenas 58%. Atualmente, os médicos recebem uma média nacional de R$ 27,00 por consulta.
Este valor muitas vezes não cobre os custos que um médico tem e muitas especialidades estão deixando de atender aos planos de saúde por não valer a pena atender via convênio. Baseados na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM, o valor justo reivindicado pelos médicos seria de R$ 82,00 por consulta.
Fonte: Simec / FENAM