Luciano destaca na tribuna os 49 anos de reorganização do PCdoB
O deputado Luciano Siqueira ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (22) para lembrar a passagem dos 49 anos de reorganização do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ocorrida em 18 de fevereiro de 1962. A data integra o calendário de eventos marcantes na história do partido, que, em 2012, comemora seus 90 anos de fundação e é lembrada como de fundamental importância para garantir a continuidade revolucionária do PCdoB.
Publicado 24/02/2011 09:17 | Editado 04/03/2020 16:57
Ao iniciar seu pronunciamento, Luciano destacou o respeito e a atenção que, no seu entendimento, merecem todas as efemérides que marcam a trajetória dos partidos políticos brasileiros, haja vista as dificuldades que enfrentaram para consolidarem-se ao longo da história política do País, “desde o império, passando pela Republica Velha, até os tempos atuais”.
Leia a seguir íntegra da nota emitida pela Comissão Política do PCdoB.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – que em 2012 completará 90 anos – tem muitas datas e acontecimentos que marcaram sua trajetória e a própria história da Nação. Entre elas, possui importância sublinhada sua Conferência Extraordinária, realizada em 18 de fevereiro de 1962. Há, portanto, exatos 49 anos.
Naqueles idos, uma grave crise de conteúdo político e ideológico pôs em risco a própria existência da legenda dos comunistas. Todavia, um elenco de provadas lideranças, em circunstâncias muito adversas, se levantou contra essa ameaça. Teve a coragem política e a sagacidade de empreender um movimento de alcance histórico. Convocaram a Conferência Extraordinária que reorganizou o Partido e garantiu sua continuidade revolucionária. Entre os que estiveram à frente de sua organização, destacam-se João Amazonas, Maurício Grabois, Pedro Pomar, Carlos Danielli e Elza Monnerat.
O desempenho atual do PCdoB – presente nas várias dimensões da vida política do país, enraizado nas lutas do povo e dos trabalhadores, empunhando a bandeira do socialismo e empenhado no fortalecimento da Nação – por si só demonstra o acerto e o alto valor daquela tomada de posição em defesa do Partido.
Para o presente aquele 18 de fevereiro ressalta a necessidade de um zelo contínuo para se cultivar e se garantir a essência revolucionária do PCdoB. Isso significa, sobretudo, ter sempre nítida sua missão histórica: a conquista do socialismo. E cabe, principalmente, ao coletivo de quadros e militante impulsionado por suas convicções e compromissos empenhar-se crescentemente para construir um Partido à altura dos desafios de nosso tempo.
São Paulo, 18 de fevereiro de 2011.
Da Redação do site de Luciano Siqueira.