Fundação Maurício Grabois lança Revista Dialética em Salvador

Os interessados em aprimorar os estudos sobre o marxismo receberam na noite desta quinta-feira (24/2) mais dois novos instrumentos de consulta. O primeiro é a Revista Dialética que já está disponível no endereço eletrônico www.revistadialética.com.br e pode ser acessado em qualquer parte do mundo. O segundo é a Biblioteca do Centro Integrado de Formação Loreta Valadares (CIFLV), que reúne mais de 2 mil livros sobre o tema e está aberta aos moradores de Salvador, na Bahia.

Lançamento Revista Dialética

“A revista Dialética é dirigida ao público partidário e também à intelectualidade que se interessa pelos temas discutidos, que vão da história brasileira, passando pela questão racial e de gênero, até o debate sobre o mundo do trabalho. Queremos mostrar sempre um olhar avançado e progressista sobre temas importantes para a nossa realidade. Mas, como ela está na internet que é espaço livre, esperamos que seja acessada por um público diferente dele e que a partir desta leitura possa se interessar pelo tema”, informa o secretário de Formação do PCdoB na Bahia, Milton Barbosa.

Barbosa ressalta ainda a grande contribuição que a revista pode dar no momento vivido pelo país. “O Brasil vive um momento muito particular, em que o nosso povo está avançando nas conquistas sociais, políticas e democráticas. É necessário cada vez mais que os grupos avançados, que querem que este projeto que está em desenvolvimento alcance um patamar superior – que é o socialismo, se organizem para expor suas idéias. Então esta é uma modesta contribuição de um grupo de pessoas aqui na Bahia, que quer difundir estes ideais socialistas. Nós ainda temos muitos problemas e uma sociedade muito desigual, por isso nós precisamos sempre lembrar que não podemos nos conformar com que conquistamos “disse.

“A revista se chama Dialética porque tem a perspectiva de ver o mundo em movimento, em transformação. Ela se vincula a este processo de transformação, principalmente no Brasil. Mas, daremos guarida a companheiros de outros países que queiram tratar sobre a sua realidade”, enfatizou Barbosa.

Para o editor da Revista Dialética, Ricardo Moreno, é preciso ressaltar também a diferença em relação a outras publicações do gênero. “Foi difícil colocar no formato de revista eletrônica todo este conceito que nós queríamos, de todo este aprofundamento teórico, mas que ao mesmo tempo fosse interativa e permitisse a participação dos leitores. O leitor é que vai construir a revista este é o nosso grande diferencial. A grande fonte alimentadora dos próximos números serão os leitores, que poderão comentar, debater e escrever para a Dialética”, acrescentou.

O lançamento da Revista Dialética marcou também a inauguração da biblioteca do Centro Integrado de Formação Loreta Valadares (CIFLV), que fica na rua Gomes Costa, 44, no bairro dos Barris, em Salvador. A partir de agora, o espaço estar aberto para todos que queiram consultar o seu acervo, que possui mais de duas mil obras. Clássicos do marxismo, história, política e economia são os temas mais constantes nas prateleiras, mas é possível ter acesso também a todos os números das revistas Princípios, Presença da Mulher e Debate Sindical, por exemplo.

Segundo o coordenador do CIFLV, Antonio Barreto, o espaço estará aberto a todas as pessoas que tenham interesse nas obras disponibilizadas. “Por enquanto ainda não estaremos funcionando no sistema de empréstimos, mas os interessados nos livros podem passar o tempo que quiser consultando e lendo os livros. Não é preciso ser filiado ao partido para freqüentar o espaço”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa