Sem categoria

Manifestantes protestam contra discriminação na Arábia Saudita

Centenas de pessoas se manifestaram nesta quarta-feira (6) na cidade de Riade, capital da Arábia Saudita, para exigir melhores condições de trabalho, mais liberdade e direitos políticos para as minorias.

Sob uma forte vigilância policial, manifestantes cantaram palavras de ordem em frente à sede do Ministério de Serviços Civis, em um gesto de desafio às proibições de manifestações públicas em meio à onda de revoltas populares no Oriente Médio.

Os ativistas eram em sua maioria organizadores de uma campanha de alfabetização que reivindicavam empregos em tempo integral e que foram ameaçados pelas forças de segurança a abandonar o lugar enquanto não recebessem promessas oficiais de atenção às suas demandas.

Concentrações similares foram registradas na última terça-feira em outras cidades do reino Wahabita, como Taif e Tabouk.

No último dia 25, centenas de opositores tomaram as ruas da cidade de Qatif e aldeias no oriente da Arábia Saudita, onde predominam comunidades muçulmanas xiitas, para reivindicar a liberação de um líder local considerado prisioneiro político esquecido.

Segundo manifestantes, os detidos ficaram reclusos em cárceres sem ser submetidos a julgamentos, alguns durante 16 anos.

Fonte: Prensa Latina