Docentes da Ufpi-Parnaíba paralisam atividades na próxima quarta

A regional da ADUFPI de Parnaíba realizou na última semana, no auditório do Campus Ministro Reis Veloso, uma assembléia geral com os seus docentes associados. A pauta, além dos informes, constou de dois pontos fundamentais: 1) Ambiente e Condições de Trabalho; 2) Ato Público de Mobilização e Paralisação para o dia 13 de abril, quarta-feira.

O presidente e o diretor de Imprensa e Divulgação da ADUFPI, professor Mário Ângelo de Menezes Sousa e o professor Magnus Martins Pinheiro, respectivamente, estiveram presentes. Também participou, como representante da Comissão de Institucionalização da UFPI, organizada pela atual Diretoria da ADUFPI, o professor Kilpatrick Muller Bernardo Campelo, o qual relatou, de forma sumária, iniciativas de caráter jurídico-administrativo promovidas pela ADUFPI em defesa dos interesses da categoria, tais como as representações referentes à dispensa indevida de licitação para a composição da banca de avaliação do PSIU e a realização de concursos para provimento de quadro docente em desacordo com a legislação federal relativa aos casos de impedimento e suspeição.

Sobre o primeiro ponto, diversos professores e professoras se pronunciaram. Todas as intervenções foram marcadas por denúncias e relatos pontuais do ambiente e das condições de trabalho no Campus Reis Velloso. As queixas mais unanimemente relacionadas à precarização da prestação do serviço educacional foram: a) a falta de sala para os professores; b) laboratórios meramente improvisados ou inexistentes; c) as constantes faltas e oscilações de energia; d) a ausência de prestação regular de serviço de acesso à internet; e) obras recém-construídas a carecer de reformas; f) biblioteca com acervo anacrônico e insuficiente; g) ausência de transporte para atividades de campo; h) excessiva carga horária (a maioria dos docentes recém-contratados ministra cinco disciplinas diferentes e, não raro, disciplinas para as quais não foram habilitados ou aprovados em concurso); i) ausência de serviço de perícia médica; j) a não realização de concurso público para a imediata contratação de docentes para as disciplinas ofertadas, porém, descobertas, cujo quadro abaixo representa bem o cenário de abandono do campus Reis Velloso. No tocante à gestão dos serviços de ordem administrativa, as reclamações foram assim pontuadas: a) cometimento permanente de assédio moral pela ameaça de abertura de processos administrativo-disciplinares ou pela instauração de processos administrativo-disciplinares sem motivo razoável; b) falta de transparência quanto aos critérios de atendimento de passagens e diárias disponibilizadas para docentes participarem de eventos acadêmicos; c) inexistência, nas coordenações de cursos, de equipamentos para imprimir ou simplesmente xerografar planos de curso ou mesmo provas para avaliação de alunos; d) deliberações do Conselho Departamental não são consideradas e/ou, por vezes, até mesmo desrespeitadas.

Os docentes também querem a revogação do Ato da Reitoria 538 e exigem uma Perícia Médica para aquele Campus, para evitar que, em situações de necessidade, os docentes tenham que se deslocar até Teresina.

Com relação ao outro ponto de pauta, foi aprovada, por ampla maioria, a Mobilização proposta para o dia 13. Neste dia, as atividades docentes vão ser paralisadas no Campus de Parnaíba. Os docentes vão aproveitar para promover um ato público e dar sequência aos debates sobre as condições e ambiente de trabalho.

Convém aditar que houve encontro com alunas do curso de Psicologia, as quais relataram a situação dramática do curso. Aludiram, em especial, aos diversos embates com o Reitor a fim de assegurar o mínimo necessário para reativar o curso. Ainda assim, o curso carece de infraestrutura e de um corpo docente conforme a oferta de vagas. Por fim, é imperioso declarar que as notas dos relatórios dos cursos de Fisioterapia e de Psicologia foram, respectivamente, de 03 e sem nota, o que significa uma incontroversa demonstração de descaso da reitoria

Ficou deliberada a relaização de Ato Público e Mobilização e Paralisação para o dia 13 de abril, quarta-feira, com a seguinte programação:

08h – 12h :exposição seguida de Grupo de Discussão

Temas:

1. Reestruturação da Carreira Docente e Previdência

2. Estágio Probatório e Atuação Docente

3.Bases Legais e Funcionalismo das Instâncias Deliberativas do CMRV

16h – 18h – Assembleia Geral dos Docentes do CMRV

18h – 20h – Confraternização

Fonte: Adufpi