Inácio Arruda defende direitos da mulher no mercado de trabalho

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) deu entrada no Projeto de Lei n° 136/2011 que estabelece medidas de proteção à mulher e garante iguais oportunidades de acesso, permanência e remuneração nas relações de trabalho, no âmbito rural e urbano. A iniciativa encerra as comemorações do mês da mulher.

Mulheres e o trabalho

“É necessário que sejamos ousados na adoção de políticas públicas que combatam a discriminação contra as mulheres. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta um retrato da injustificável discriminação ao apontar que, embora mais escolarizadas, as mulheres ganham menos que os homens. Isto ocorre em todas as categorias de posição na ocupação, inclusive a de trabalhadores domésticos, cuja predominância é feminina.”, ressaltou Inácio.

Os artigos do projeto permeiam ações que garantam o direito das mulheres ao desenvolvimento pleno de sua capacidade profissional, sem a necessidade de enfrentar preconceitos, desde as condições de trabalho impostas até a sua realização pessoal, em vista da multiplicidade de tarefas que precisam desempenhar dentro e fora do ambiente de trabalho. Além disso, como medida preventiva, prevê aplicação de ação penal contra o ofensor.

Leia a íntegra do Projeto de Lei

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda