Aldo Rebelo diz que reserva prejudica agricultura familiar

Relator do Projeto que altera o Código Florestal Brasileiro fala dos prejuízos que o Piauí terá na Agricultura Familiar se a reserva legal de 20% se mantiver como exigência nas propriedades piauienses.

Aldo Rebelo
O Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) relator do Projeto que altera o Código Florestal Brasileiro afirmou que se o dispositivo que isenta a agricultura familiar da reserva de 20% exigida hoje não passar, a produção agrícola familiar vai sofrer inúmeras perdas.

 O Piauí, que foi mencionado como um exemplo disso pelo Deputado, segundo o último senso agropecuário feito pelo IBGE tem 245.378 estabelecimentos rurais, dos quais 114.224 (quase 50%) tem menos de 5hac de extensão e correspondem a 1,8% da área agricultável do Estado e 0,7% da preservação. Se o dispositivo não for acatado, essas propriedades terão que destinar mais 19,3% para chegar aos 20% que a lei exige.

Rebelo afirmou que nessas condições, alguns agricultores terão de desmanchar lavoura para plantar vegetação nativa. “Num momento em que a inflação já volta a nos assustar, esse golpe na produção de alimentos oriundas da agricultura familiar pode ser muito prejudicial para o Piauí.” avisa Renato Rebelo.

 Fonte : O Dia