9ª edição do Salipi é lançada no Palácio da Música

Estima-se que, este ano, aproximadamente 200 mil pessoas circulem no evento durante os oito dias

Lançamento 9º SALIPI - internet
           Ocorreu na noite desta quarta-feira (13/04), no Palácio da Música, o lançamento da 9ª edição do Salão do Livro do Piauí, o Salipi, e da 14ª edição do Seminário Língua Viva. O evento foi prestigiado por escritores, políticos, literários, professores, dentre outros amantes da boa leitura.
 
             Realizado entre os dias 5 e 12 de junho, no Complexo Cultural da Praça Pedro II, este ano os grandes homenageados do evento são o professor Raimundo Santana (que dá nome à 9ª edição), a escritora Dinah Silveira de Queiroz (centenário de nascimento), Nelson Cavaquinho (centenário de nascimento) e Moacyr Scliar (in memorian).

             O professor Feliciano Bezerra, um dos coordenadores do evento, disse que o padrão de qualidade do Salipi será mantido este ano. "Teremos um amplo espaço cultural onde o público poderá conferir uma programação recheada de muita dança, música popular, poesia, exposição de artes plásticas, bate-papos literários. Enfim, tudo o que é tradição no Salipi será mantido este ano", garantiu Feliciano.

             O professor Luiz Romero, presidente da Fundação Quixote, que organiza o salão, opina que a maior dificuldade na realização do Salipi é a obtenção de recursos para bancá-lo. Deficiência que, segundo ele, é superada graças ao apoio de pessoas simpatizantes ao evento. "Os meios para se realizar um salão desse tamanho, uma grande festa literária, é necessário você contar com a boa vontade de muitas pessoas e a concretização de poucas. Ou seja, você vai a muitas empresas, e recebe muito não dos empresários. Mas o pouco de ajuda que recebemos é suficiente para fazer o salão, contando com o auxílio de muita gente", explicou, acrescentando que pessoas de todo o Piauí colaboram com a organização do Salipi.

            O professor Wellington Soares, que também integra a coordenação do Salipi, disse que o Salipi foi preparado com muito capricho, para que tudo ficasse do agrado dos participantes. "Esta será uma edição feita, novamente, com muito carinho, com muita dedicação. Estamos trazendo grandes nomes da literatura brasileira, prestigiando também os autores locais e mais uma vez focando na criança, que são os futuros leitores deste País".

           Entre os escritores convidados para participar da 9ª edição do Salipi estão: Laurentino Gomes (autor dos livros "1808" e "1822"), João Gilberto Noll, Roseana Murray, Guilherme Fiuza (autor de "Meu Nome não é Johnny).

           Obviamente, os organizadores não esqueceram de incluir na programação do evento grandes nomes da literatura piauiense, como os escritores Assis Brasil, Edmar Oliveira e Clara Melo.

Reprodução: Portal O Dia