Dica Cultural: Exposição comemora o centenário do cinema baiano

Até o próximo dia 15 de maio, a Galeria Pierre Verger, na Biblioteca dos Barris, abriga a exposição Bahia: 100 Anos de Cinema, que reúne equipamentos cinematográficos utilizados durante a centenária história do cinema baiano, compilados pelo cineasta e produtor Roque Araújo. A mostra, que fica aberta das 9 às 19 horas, tem entrada gratuita.

Com 74 anos – dos quais 53 dedicados ao cinema entre Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Itália e França -, Roque Araújo é também coordenador do Núcleo de Apoio à Produção da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade da Secretaria de Cultura do Estado. Diretor, roteirista e fotógrafo, Araújo trabalhou com grandes cineastas brasileiros, como Roberto Pires, Luis Carlos Barreto, Walter Lima Junior, Glauber Rocha e outros. Sua cumplicidade com Glauber era tamanha que o mesmo lhe confiou parte do último filme que produziu, A Idade da Terra (1980). Este material deu origem ao filme No Tempo de Glauber (1986), produzido e dirigido por Roque.

O acervo exposto em Bahia: 100 Anos de Cinema reúne equipamentos e maquinários de cinema e vídeo, como câmeras filmadoras, projetores, gravadores de som, microfones, estojos de transporte de películas, entre outros itens atualmente obsoletos de laboratórios e estúdios de som da produção cinematográfica e televisiva brasileira. Integram também a exposição peças do acervo museográfico da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura da Bahia