Sem categoria

Equador e Estados Unidos buscam saída para impasse diplomático

O vice-chanceler do Equador, Kintto Lucas, esclareceu nesta quarta-feira (20) que as conversas com os Estados Unidos não estão interrompidas e que se espera uma reunião bilateral prevista para os próximos meses para chegar a uma saída para o impasse diplomático.

Lucas revelou que o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, e o subsecretário de Assuntos Hemisféricos dos Estados Unidos, Arturo Valenzuela, mantiveram uma conversa em que ratificaram a vontade política de ambas as partes para resolver a tensão atual.

Em declarações divulgadas nesta quarta pela agência pública Andes, Lucas estimou que Washington tem se mostrado “mais aberto a diálogos” e esclareceu que “em nenhum momento as relações entre os dois países foram interrompidas”.

“Não se trata de uma aproximação, porque sempre mantivemos relações tanto com funcionários do Departamento de Estado quanto com a Chancelaria e entre o chanceler e o subsecretário norte-americano Valenzuela”, observou.

O vice-chanceler insistiu que “agora o objetivo é reforçar esse diálogo tendo como objetivo a saída ao impasse”, mesmo preferindo não revelar detalhes da conversa. Ele disse ainda que o Equador deverá manter a mesma posição soberana, mas com total abertura com o objetivo de que “em algumas semanas ou em alguns meses, as relações voltem a ser plenas”.

Lucas estimou que a reunião da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) poderia ser uma boa oportunidade para uma relação bilateral, mas esclareceu que “tudo deve ser conversado para ajuste de detalhes”.

O impasse diplomático ocorreu depois da decisão do Equador de declarar a embaixadora dos Estados Unidos em Quito, Heather Hodges, como persona non grata. Ela, por sua vez, não deu nenhuma explicação sobre as informações que teriam ofendido o presidente Rafael Correa no site Wikileaks.

Fonte: Prensa Latina