Sem categoria

Câmara se prepara para votar Código Florestal esta semana

O projeto do Código Florestal deve ser votado nesta semana na Câmara. O relator da proposta, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), passou o domingo (1º) reunido com consultores e advogados trabalhando no texto final para ser apresentado nesta segunda-feira (2). Apesar das negociações, não há garantia de uma votação tranquila. A Câmara montou um esquema diferenciado de acesso à Câmara para esta terça e quarta-feira (3 e 4).

Rebelo concordou em manter área maior de proteção para as matas nas margens dos rios, de 30 metros no lugar de 15 metros como previa anteriormente a sua proposta. O pagamento de multa para os produtores que desrespeitaram as regras de proteção ambiental serão suspensas para os que regularizarem o imóvel.

Leia também

Mantendo a média de votação de uma Medida Provisória por semana, a Câmara, que está com 12 medidas provisórias trancando a pauta, deve votar nesta semana a MP que trata do cadastro positivo. A MP disciplina a formação de cadastros do histórico de pagamentos feitos por pessoas físicas e jurídicas e a consulta a eles. Esses bancos de dados podem ser administrados por entidades privadas ou órgãos da administração pública e compartilhar informações.

Segundo o texto da medida, o cadastrado deve autorizar previamente sua inclusão no cadastro e o compartilhamento das informações entre os bancos de dados, assim como tem o direito de solicitar a exclusão de seus dados. Esses direitos serão regulamentados pelo Poder Executivo.

Uma vez aberto o cadastro, a anotação de novas informações independe de autorização ou de comunicação. A MP garante ainda o acesso gratuito de cada pessoa ao próprio cadastro e a impugnação das informações incorretas. Os dados serão mantidos por, no máximo, 15 anos.

Outras atividades

A inflação estará em debate nesta semana no Congresso. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, nesta terça-feira (3), e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, fala sobre as metas das políticas monetárias, creditícias e cambiais na Comissão Mista de Orçamento – em conjunto com outras cinco comissões da Câmara e do Senado – na quinta-feira (5).

Nesta semana, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) também pretende avançar nas negociações para a votação da medida provisória que incluirá as regras diferenciadas de licitação das obras de infraestrutura nos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014 e as necessárias para os jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Vaccarezza pretende conversar com os líderes de oposição e da base para acertar a data de votação da proposta. O governo quer fixar o dia 10 para a votação.

O chamado Regime Diferenciado de Contratações Públicas pretende tornar mais rápidas as licitações com a permissão de pagamento de um "bônus" para empresas que concluírem a obra antes do prazo e admitindo um único recurso para quem se sentir prejudicado com o
resultado da licitação. As regras devem ser incluídas na Medida Provisória que trata de atividades de médico-residente e de gratificação para servidores da Advocacia Geral da União (AGU).

Medidas de segurança

A Coordenação de Relações Públicas da Câmara anunciou que, nos dias 3 e 4 de maio, o acesso a Câmara dos Deputados será feito de forma diferenciada, tendo em vista a votação do Código Florestal, marcada para acontecer na terça-feira (3). Como o assunto mobiliza o interesse de quantidade significativa de pessoas, a administração da Casa preparou um plano para recepcionar esse público.

“As ações buscam garantir o perfeito funcionamento da Casa, a integridade física dos colaboradores e visitantes e ainda a preservação do patrimônio”, explicou a Coordenação de relação Públicas da Câmara.

Veja abaixo as definições estabelecidas pela direção da Casa:
A identificação, por meio da apresentação de crachá ou credencial, em todas as portarias será obrigatória a partir das 8 horas;
Os acessos ao corredor entre anexo II e edifício principal, aos salões Verde e Negro, ao Plenário e galerias estará liberado exclusivamente a servidores, parlamentares e portadores da credencial;
O acesso às galerias do plenário será limitado à capacidade máxima do ambiente (300 lugares);
As lideranças dos partidos receberão credencias de acesso em quantidade proporcional às bancadas;
A identificação dos convidados das lideranças será feita por meio de credencial específica e nominada por partido;
Autoridades e lideranças da sociedade civil receberão credenciais de acesso distribuidas pela Coordenação de Relações Públicas da Câmara;
O auditório Nereu Ramos será destinado ao público interessado em acompanhar a votação da matéria; a partir das 17 horas de terça-feira e durante o dia de quarta-feira, o ambiente está reservado a esse fim;
A visitação institucional funcionará nesses dias apenas para grupos previamente agendados;
O acesso aos edifícios da Câmara poderá ser suspenso quando os pórticos eletrônicos acusarem a entrada de três mil pessoas.

De Brasília
Com agências