Legislativo do Pará comemora 89 anos do PCdoB

O Poder Legislativo paraense realizou nesta segunda-feira (2), uma sessão especial de celebração dos 89 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A sessão foi solicitada pelo deputado Cássio Andrade, líder do PSB, e foi instalada pelo presidente da Alepa Manuel Pioneiro.

PCdoB 89 anos

Para Pioneiro, o PCdoB é um partido que ao longo de sua história marcou o seu nome na conquista da democracia em nosso país. “Um partido que ao longo de sua atuação deixou marcas na história do Brasil e do Pará”, disse Pioneiro, assinalando o nome do ex-presidente do PCdoB no Pará e ex-deputado Neuton Miranda, falecido no ano passado, no dia 20 de fevereiro, como uma figura proeminente desta trajetória.

O PCdoB foi fundado em 25 de março 1922, por 73 militantes de associações políticas de trabalhadores. Eram jornalistas, advogados, gráficos, pedreiros, eletrecistas, barbeiros, em torno de um mesmo ideal. Hoje, o PCdoB conta com cerca de 250 mil filiados em todos as regiões do País.

O partido é a legenda partidária mais antiga do País, tendo sobrevivido a duas ditaduras: uma da era Getúlio Vargas (1930-1945) e outra militar (1964-1985). Foi o responsável pela realização da Guerrilha do Araguaia, instalada no sul do Pará, de 1972 a 1974, violentamente massacrada pelo militares brasileiros.

Para o deputado Cássio Andrade (PSB), o PCdoB é um partido que sempre manteve a coerência e disposição na luta pelo socialismo, pela a ética e pela moralidade do bem público. “É um partido reconhecido por todos. Não se ouve falar de forma negativa de onde o PCdoB já administrou. Inclusive, foram eles os grandes arquitetos para vinda da copa do mundo de 2014 e das olimpíadas de 2016 para o Brasil”, explanou Cássio.

“A vida do PCdoB está pontuada na trajetória em toda a história do Brasil, nos grandes momentos deste 89 anos. Os comunistas sempre tiveram uma presença, seja na luta pelo ‘Petróleo é nosso’, na resistência à ditadura militar, na guerrilha do Araguaia, na luta para chegada de um operário e da primeira mulher a presidência da República”, relembrou Jorge Panzera, vice-presidente do PCdoB no Pará. Panzera fez referência ainda à nomes de paraenses como João Amazonas, Pedro Pomar, Dalcídio Jurandir, Henrique Santiago e outros recentes como os dos ex-deputados estaduais Paulo Fonteles e Neuton Miranda ligados à luta dos comunistas do PCdoB.

Os deputados Carlos Bordalo (PT), Gabriel Guerreiro (PV) e Edmilson Rodrigues (PSOL), subiram à tribuna para manifestar suas homenagens à trajetória do PCdoB. Os deputados Celso Sabino (PR) e Airton Faleiro (PT) estiveram também prestigiando a sessão.

A mesa dos trabalhos foi composta ainda por Altimar Alves, representante da SEDUC; pelos Tenentes Coronéis: Arthur Figueredo da PM e Cláudio Silva do Corpo de Bombeiros; Jose Marcos Fonteles, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Leila Santos, presidente do Comitê do PCdoB em Belém; e Roberto Martins da Defensoria Pública do Estado.