Luciano representa o PCdoB em convenção do Bloco de Esquerda

O deputado Luciano Siqueira (PCdoB) participa nos dias 7 e 8 próximos (sábado e domingo), em Lisboa (Portugal), da 7ª Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, uma das agremiações que fazem oposição ao governo português, presidido por Aníbal Cavaco Silva, de centro-direita. No encontro, ele representará a direção nacional do PCdoB.

Segundo o parlamentar, o Bloco de Esquerda faz oposição ao governo tanto no plano interno, como em relação à política externa lusa. “O partido é muito crítico em relação à política econômica em vigor e as ações do atual governo, protesta, sobretudo, contra a repercussão negativa dessas escolhas sobre a vida dos trabalhadores. Também questiona os termos sob os quais Portugal se inseriu na União Europeia. Essa sétima conferência ocorre exatamente para fazer um balanço das atividades e da atuação política do Bloco de Esquerda”, explicou.

Luciano destacou ainda a relação do PCdoB com os partidos de esquerda e de orientação marxista em todo o mundo. “O partido mantem relações amistosas, de diálogo, com mais de cem partidos e organizações marxistas e de esquerda no mundo inteiro. Então, é comum que membros da direção nacional do partido compareçam, a convite, de eventos desse tipo exatamente para alimentar as relações de amizade e troca de experiências e de ideias”.

Ele comentou também a importância dessas relações para o aprofundamento do debate teórico sobre os rumos do socialismo. “Resguardadas as diferenças partidárias e as situações internas de cada país, o relacionamento com essas legendas é sempre proveitoso, pois se presta ao amadurecimento da reflexão teórica sobre os rumos e a construção de estratégias da luta pelo socialismo no plano internacional, que deem conta dos problemas surgidos nas últimas três décadas no mundo e em cada país”.

Para Luciano, outro aspecto relevante de encontros como a Convenção do Bloco de Esquerda é o estímulo a que cada um dos partidos convidados reflita sobre suas próprias situações. “Evidentemente, cada uma das legendas considerará sua realidade e formação econômica, social e política, tão diferentes, buscando, porém, encontrar lições, bons exemplos e indicações que possam, ao modo de cada um, enriquecer também seu patrimônio teórico e político. Esse é o espírito com o qual represento o PCdoB nessa convenção, uma representação que muito me honra.”

Fonte Site de Siqueira