Sem categoria

Fifa já exclui São Paulo da Copa das Confederações em 2013

A Copa das Confederações, em 2013, espécie de ensaio geral para a Copa de Mundo de futebol no ano seguinte, deverá excluir São Paulo por falta de estádio para a disputa. Nesta terça-feira (10), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse a jornalistas brasileiros que São Paulo não terá um estádio para acolher "um ou dois jogos" do torneio.

Quanto ao Rio de Janeiro, escolhida para o encerramento da Copa, ele disse que está "cruzando os dedos para dar certo". A Fifa normalmente exigiria que o Maracanã estivesse pronto em dezembro de 2012, mas dará prazo até março de 2013. Ou seja, as cidades para abertura e para o encerramento da Copa do Mundo estão ameaçadas de ficarem de fora do ensaio geral. Valcke não vê impacto econômico, e diz que a Copa das Confederações sempre dá prejuízo.

O secretário-geral da Fifa voltará nos próximos dias ao Brasil para acompanhar os preparativos da Copa. Voltou a manifestar preocupação com o estado dos aeroportos. E não parece ainda habituado com o jeitinho brasileiro que, para ele, significa empurrar para "amanhã".

Uma força-tarefa da Fifa para a Copa de 2014 começou ontem seus trabalhos sem seus principais membros. O alemão Franz Beckenbauer não foi ao evento, aparentemente adoentado. As ausências de Pelé e do inglês Bob Charlton tampouco foram explicadas.

Cafu, ex-capitão da seleção brasileira, apareceu para dizer que os jogadores não devem reclamar de cansaço na Copa. É que os patrocinadores estariam insatisfeitos com o desempenho das seleções na Copa na África do Sul e temem que o mesmo se repita no Brasil e a competição perca audiência.

Em Brasília, o diretor de operações do Comitê Organizador Local (COL) da Copa-2014, Ricardo Trade, admitiu ontem que a Fifa ainda não decidiu os estádios que vão receber a Copa das Confederações em 2013 devido aos atrasos nas obras. "As cinco cidades onde pode ocorrer o evento ainda estão sendo decididas, em razão de motivos de andamento de obras de estádios".

A declaração de Trade foi feita no lançamento da Câmara Temática de Saúde, parceria do governo federal com as 12 cidades-sedes para propor políticas de vigilância sanitária. O recado foi dado ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva, que já disse que o futuro estádio do Corinthians, em São Paulo, está fora da Copa das Confederações.

Da Redação, com informações do Valor Econômico