Karla homenageia Indira Amaral pela atuação na Fundação Aperipê

 

O trabalho da primeira comunista a dirigir a rede pública de comunicação de Sergipe, mais conhecida como Fundação Aperipê (Fundap), recebeu a atenção dos vereadores na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta semana. A vereadora Karla Trindade (PCdoB) subiu à tribuna da Casa Legislativa na última segunda,16, para homenagear o trabalho da colega de partido, a radialista Indira Amaral como presidente da Fundap, que agora assume posto na Agência Nacional de Cinema (Ancine), a convite do presidente Manoel Rangel.

Em 2007, Indira assumiu a Fundação Aperipê tendo como prioridades a disseminação da educação, a fomentação da produção cultural de Sergipe e o estabelecimento de um forte canal de comunicação entre o Estado e os sergipanos. O espírito democrático, que impulsiona a maioria dos movimentos estudantis, foi uma das bandeiras da gestão que teve como marcas a inovação e a valorização da identidade cultural sergipana.

“Indira iniciou a sua trajetória política no movimento estudantil, onde teve destacada participação na década de 90 em Sergipe. Com dedicação e demonstrando sua capacidade, enfrentou dificuldades para reerguer o então defasado e sucateado complexo de Rádio AM, Rádio FM e TV”, afirmou Karla.

No discurso, a vereadora reconheceu o importante trabalho de reformulação realizado no conteúdo das emissoras. “A programação da TV e das Rádios foram reformuladas, com novos programas, buscando capilarizar o contingente dos que ouvem e assistem a Aperipê e possibilitando sempre a convergência do novo com a nossa história”, ressaltou.

Valorização da Cultura Sergipana

Durante a gestão de Indira, a Aperipê TV recebeu a concessão de sinal digital, dando mais um passo rumo à modernização do sistema de comunicação do estado. No mesmo compasso, as rádios e a TV passaram por reforma da estrutura, construção de novos estúdios, aquisição de modernos equipamentos, além de terem sua produção digitalizada.

A nova Aperipê passou a ganhar a atenção cada vez maior do público e consolidou-se como grande divulgadora da produção artística local. Nesse sentido, destacam-se o projeto Sergipanidade (no qual as emissoras dedicam toda a programação ao conteúdo local), a realização do Festival Aperipê de Música e do Sergipe Exporta Som (que lançaram nomes locais para o Brasil e mundo afora), além das transmissões dos festejos juninos, do Campeonato Sergipano de Futebol e do Rock Sertão (festival de rock realizado na cidade sergipana de Nossa Senhora da Glória).

Cumprindo seu papel como empresa pública de comunicação, a Aperipê abriu suas portas para os artistas locais através dos editais de música e videoclipes, pelos quais muitos cantores puderam ter a sua música gravada com qualidade para competir no mercado. Outra marca da gestão comunista foi a entrega de minuta ao Conselho Deliberativo da Fundação, em 2010, com a proposta de reformulação do estatuto que rege a Fundap, elaborada de forma democrática em parceria com sindicatos e entidades sociais.

Por essas e muitas outras conquistas para a cultura sergipana que a vereadora Karla fez questão de homenagear, parabenizar e desejar boa sorte à sua companheira de PCdoB. “Indira Pereira Amaral, agora na Ancine, cumprindo uma importante função de caráter nacional, com certeza continuará a desempenhar relevante papel para a defesa da nossa cultura. Dou os meus parabéns à Indira Amaral pela inovadora atuação à frente da Fundação Aperipê e desejo mais conquistas e mais vitórias no novo desafio na Agência Nacional de Cinema”, finalizou.