Salvador sedia a IV Parada do Orgulho Louco neste sábado
Trabalhadores, familiares e usuários do serviço de saúde mental em todo estado se reúnem no próximo sábado (21/5), em Salvador, para a IV Parada do Orgulho Louco, que tem saída marcada para as 9h, do morro do Cristo, em direção ao Farol da Barra. A caminhada, que será animada por um trio elétrico, faz parte das comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.
Publicado 18/05/2011 14:08 | Editado 04/03/2020 16:19
O evento vem se tornando mais uma marca da luta antimanicomial, que defende o cuidado integral à pessoa em sofrimento mental, diferente da cultura dos manicômios que concebe a internação, aliada à contenção física e química, como alternativas únicas para o tratamento do transtorno mental. Por isso, uma das palavras de ordem da Parada é “Manicômio Não Cura, Manicômio Tortura”
A ideia da Parada é levar para as ruas pessoas que se cuidaram e superaram suas dificuldades, exibindo seus jeitos diferentes de ser. “Assim, com força e ousadia, enfrentam-se os preconceitos que ainda encarcera o insano e exclui o alienado, proporcionando-lhe um espaço para que se exponha e ocupe seu lugar”, declara Josuéliton Santos, usuário do serviço de saúde mental e diretor-presidente da Associação Metamorfose Ambulante de usuários e familiares do sistema de saúde mental do estado da Bahia (Amea) uma das instituições responsáveis pela organização da parada.
Também estão na organização o Conselho Regional de Psicologia (CRP-03), o Núcleo Estadual pela Superação dos Manicômios (NESM) e estudantes do Grupo de Trabalho Eduardo Araújo (GTEA). O evento reúne ainda os usuários, familiares e trabalhadores do sistema de saúde mental do Estado da Bahia, que, organizados como um movimento social coletivo, buscam propagar as conquistas e comemorar os êxitos da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.
Da redação local, com informações do Blog Orgulho Louco.