João Ananias discute a situação das emergências do país
Assunto também foi abordado em pronunciamento
Publicado 20/05/2011 10:09 | Editado 04/03/2020 16:31
Audiência pública solicitada pelos deputados federais João Ananias (PCdoB) e Marcus Pestana (PSDB), na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara, debateu sobre os Serviços de Emergências do país. Um dos problemas apresentados foi a falta de recursos humanos, principalmente, de médicos nessas unidades. A mesma temática foi abordada em pronunciamento feito por João Ananias na tarde desta quinta-feira, 19.
O parlamentar, que é médico, destacou que a situação está tão grave que hoje ninguém mais quer dar plantão nas emergências porque são um verdadeiro calvário. Ele disse que a sugestão proposta, inclusive com a anuência do Presidente da CSSF, Saraiva Felipe, foi para que sejam encaminhadas alternativas que possam remunerar de forma melhor os médicos que trabalham em emergência, bem como lutar pelas especialidades em urgência e emergência.
João Ananias lembrou que muitos médicos deixam de dar plantões por causa da situação profundamente estressante. "É preciso que regularizemos isso. Fazemos esse apelo. A Comissão vai fortalecer também esta demanda. Vamos buscar o apoio do Ministro Padilha junto às comissões que estabelecem as especialidades médicas no sentido de sensibilizá-las para criar a especialização em medicina de urgência no nosso país".
Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias