Deputados celebram Dia Nacional da Defensoria Pública

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde da última sexta-feira (20/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional e Estadual da Defensoria Pública, celebrado anualmente em 19 de maio. “A Defensoria promove o acesso à justiça, mas antes de tudo realiza o exercício de cidadania”, afirmou o deputado Lula Morais (PCdoB), presidente da Subcomissão pela Defesa da Valorização da Defensoria Pública.

Defensoria pública

Foram homenageados com placas comemorativas a Defensora Público Geral do Estado do Ceará, Francilene Gomes de Brito Bessa e a defensora Maria Angélica Sombra. As placas foram entregues pelo deputado federal Artur Bruno (PT) e pelo chefe de gabinete do Governo, Ivo Gomes.

Francilene Gomes salientou que o objetivo da Defensoria é buscar a participação popular. “Nosso compromisso é estar cada vez mais próximo da comunidade”. Ela pediu ainda que a Prefeitura de Fortaleza responda aos ofícios do órgão, que pretende instalar um núcleo em cada regional da Capital. Por fim, Francilene falou do telefone 129, o “Alô Defensoria” – serviço que busca agilizar o atendimento à população. “A ligação é gratuita”, lembrou.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Fábio Ivo, cobrou a realização de concurso público para a categoria e afirmou que apenas 61, dos 184 municípios cearenses contam com sede da Defensoria Pública devidamente instalada. “A luta dos defensores é pela igualdade. Procuramos levar a justiça à população carente”, afirmou.

Na ocasião, o diretor da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acerte), Edilmar Norões e Ivo Gomes foram agraciados com uma comenda da Defensoria pelos atos de incentivo a Instituição.

Participaram da homenagem o primeiro secretário da AL, deputado José Albuquerque (PSB), a deputada federal Gorete Pereira (PR), a deputada Patrícia Saboya (PDT), além de defensores, representantes da Procuradoria Geral da Justiça e da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa