Piauí manda 14 delegadas para Congresso da UBM

Na próxima quinta-feira (09), catorze mulheres de vários movimentos populares embarcam para Praia Grande, São Paulo, onde participarão do VIII Congresso Nacional da União Brasileira de Mulheres, que ocorrerá de 10 a 12 desse mês.

zelma
A UBM tem 23 anos de luta pelo Socialismo, na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, sem opressão  e acredita nos ideais marxistas de que o grau de emancipação de uma sociedade é medido pelo nível de emancipação das mulheres da mesma. De fato, é impossível compreender como justa uma sociedade em que as mulheres sejam submissas aos homens, e que nesse processo de submissão tenham todos seus direitos negados, sua dignidade ferida, sua vida ameaçada e sua liberdade comprometida.

No Piauí, a UBM se organiza desde 2004, e nesse período consolidou e ampliou as conquistas das comunistas no Estado. Antes organizadas no CPM – Centro Popular da Mulher, através do qual, na década de 1980 conquistaram a 1ª Delegacia da Mulher do Piauí, hoje, as comunistas estão inseridas em várias lutas do cotidiano do nosso estado.

A Delegação enviada pelo Piauí para o VIII Congresso revela muito desse quadro, são 14 mulheres entre estudantes secundaristas e universitárias, funcionárias públicas, professoras, sindicalistas, líderes comunitárias, artistas, empresárias, trabalhadoras rurais e urbanas, enfim, uma pintura em cores do perfil da mulher piauiense.

Delegação:

1. Amélia Maria Pereira Lima
2. Beatriz Santana celestino
3. Carla Patrícia Bezerra Freitas
4. Elisângela dos Santos Moura
5. Francisca Zelma Lima Cavalcante
6. Joyce Samara de Holanda Maia
7. Lays Crysttine Borba de Araújo
8. Lucineide Morais de Souza
9. Maria de Fátima Lima Castro
10. Maria da Conceição Mendes Pereira
11. Maria do Socorro Félix Sousa
12. Silmara Castro dos Santos de Oliveira
13. Tatiane Fernanda Patrícia Cavalcante Seixas
14. Cacilda Maria Lima de Araujo

Para Zelma Cavalcante, coordenadora geral da UBM-PI, a ida dessa delegação mostra o fortalecimento e o crescimento da Entidade no estado, e é a chance de aprofundar os debates da pauta da mulheres, já que a temática do Congresso, esse ano, é 'A Participação Política da Mulher e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento: “Vamos para esse Congresso apontar os rumos da nossa Entidade, eleger uma nova Direção Nacional, mas principalmente, discutir a situação política do nosso País e como nos inserimos nas grandes discussões nacionais.” observa Zelma.

Tatiane Seixas
Da Redação do Vermelho no Piauí