Sem categoria

Obama promete tirar algumas tropas do Afeganistão

Com quase onze anos de ocupação no Afeganistão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometerá em discurso na noite desta quarta-feira retirar apenas 10 mil soldados do contingente americano de ocupação do país.

Outros 20 mil deverão ser retirados em 2012. O contingente total de americanos que ocupam o país asiático ultrapassa 100 mil militares. Juntando esse contingente com o resto de militares do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) no país, o Afeganistão tem hoje cerca de 147 mil militares intrusos.

Para analistas, a decisão tem o objetivo de abrir uma nova fase da política externa norte-americana em um momento de campanha eleitoral.

A invasão do Afeganistão aconteceu em outubro de 2001, após os ataques de 11 de Setembro nos Estados Unidos. O objetivo declarado na época era localizar o líder da Al-Qaida, Osama Bin Laden, e deter a ação dos talibãs, ex-aliado dos Estados Unidos na década de 1990 após a saída das tropas de ocupação soviéticas do país.

Após mais de uma década de guerra, Bin Laden supostamente foi assassinado pelos americanos, no Paquistão, e os talibãs mantêm o controle de grande parte do território afegão. No ano passado, a Holanda foi o primeiro país da Otan a retirar seus militares do Afeganistão.

De acordo com pesquisas recentes, os norte-americanos querem que a administração Obama dedique mais dinheiro à reconstrução de vários setores dos Estados Unidos e deixe de gastar em conflitos armados, como os que marcaram a administração do ex-presidente George W. Bush.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que, no discurso de hoje, Obama vai detalhar o plano estratégico de "retirada gradual" das forças dos Estados Unidos no Afeganistão. De acordo com informações não oficiais, 5 mil homens deixarão o país no próximo mês e mais 5 mil sairão até o fim deste ano. Isso é menos que 10% do total do contingente estacionado no país.

Em dezembro de 2009, Obama anunciou o envio de 30 mil soldados para reforçar as tropas no Afeganistão para ações de combate aos talibãs. Atualmente, cerca de 100 mil americanos, além de 47 mil militares de tropas ligadas à Otan, estão no país. Há cerca de um ano o contingente de invasores chegava a 131 mil militares.

Com informações da Agência Brasil