Inácio Arruda: Maranguapinho, exemplo de ação popular

A ação popular é fundamental para a conquista de melhores condições de vida e moradia nas cidades. Exemplo disto é o projeto Rio Maranguapinho, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Urbanização de Favelas e Saneamento, que teve início no governo do ex-presidente Lula e do governador Cid Gomes e é a maior intervenção urbana do País.

Por Inácio Arruda*

Trata-se de uma conquista de muitos anos de ação das pessoas humildes dos bairros mais populosos de Fortaleza e da Região Metropolitana. Ele prevê a drenagem das bacias dos rios Maranguapinho, Cocó e Ceará. Decorreu de inúmeras ações, como as da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, que tive a honra de presidir. Um sonho das pessoas que atuam desde o fim da década de 70 – envolvendo o Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Associação dos Geógrafos Brasileiros (IAB), em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, que acreditavam que era possível recuperar aqueles rios.

Isso desaguou num grande movimento chamado Planefor, o Plano Estratégico de Fortaleza e sua Região Metropolitana, dirigido pelo João Parente, que reuniu lideranças comunitárias, religiosas, empresariais e acadêmicas. Em 2004, ampliamos a discussão incluindo o Instituto da Cidade e o Cearah Periferia.

A bancada cearense no Congresso, à época por mim coordenada, articulou com o então diretor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), atual deputado Danilo Forte, a contratação do projeto. Na sequência, a Secretaria das Cidades do Ceará conduz o que é o maior investimento da história do Estado numa obra de contenção e controle de enchentes, de recuperação ambiental, urbanização, habitação e infraestrutura de lazer.

O projeto recebeu, no início de junho, o prêmio Selo de Mérito 2011, regional Nordeste, do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação. Um projeto, fruto da luta popular, premiado pela excelência de seus resultados. É o povo intervindo diretamente na construção da sua cidade.

* Inácio Arruda (PCdoB-CE) é senador

Fonte: Jornal O Povo