No RS, Renato Rabelo articula união de partidos para eleição 2012

Pela manhã, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, acompanhado da deputada Manuela d'Ávila, do presidente estadual e municipal do PCdoB, Adalberto Frassson e Carlos Fernando Nierdersberg respectivamente, reuniu-se com dirigentes do PSB.

No RS, Rabelo articula união de partidos para eleição 2012 - Flávia Lima Moreira

Durante café da manhã, o PSB reiterou seu apoio à candidatura de Manuela à prefeitura de Porto Alegre. Para Beto Grill e Beto Albuquerque, a manutenção da unidade política que elegeu Tarso Genro Governador é de grande importância para a definição do rumo que a capital gaúcha seguirá nos próximos anos.

Ao meio-dia, os comunistas encontraram-se para um almoço com a bancada de vereadores do PT – Adeli Sell, Mauro Pinheiro, Sofia Cavedon e Maria Celeste. Novamente a ideia de reforçar a unidade política foi reafirmada. Segundo Rabelo, o PCdoB respeita a autonomia de todos os partidos, para discutam os nomes de possíveis candidatos. Para ele, esse debate fortalece a democracia. "Nós do PCdoB apresentamos a candidatura de Manuela porque temos certeza de sua viabilidade. Estamos abertos ao diálogo com os partidos de esquerda e desejamos reeditar a aliança que elegeu o governador Tarso Genro. Sempre respeitando, porém, cada partido, sua liberdade e tempo de debates e decisões", explicou Renato Rabelo.

À tarde Rabelo, Manuela e Frasson conversaram com o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, com o presidente estadual do PT, Raul Pont, e com o governador Tarso Genro."Hoje, o PCdoB é parte importante do governo estadual e foi decisivo na eleição em primeiro turno de Tarso. O resultado disso é que o Rio Grande está alinhado politicamente com o país", disse Renato. Para os petistas, esse é um momento de diálogo e eles estão abertos, propondo debates e ouvindo as bases. Na reunião com Pont foram citadas cidades importantes do estado como Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e cidades da grande Porto Alegre como parte desse cenário político de alianças que precisam ser debatidas.

Para Manuela, que durante à noite participou de um ato de lançamento da Conferência Municipal do PCdoB, "É hora de devolver Porto Alegre ao Rio Grande do Sul, ao Brasil, ao mundo", numa alusão ao slogan da campanha de Tarso, em 2010.

De Porto Alegre,
Flávia Moreira