Secretária da Mulher recebe nova coordenadora da UBM

A secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, recebeu em seu gabinete, no Bairro do Recife, a nova coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres, Glauce Medeiros. Eleita para o cargo no último mês de junho no congresso que mobilizou cerca de 800 mulheres no Estado, Glauce integra ainda a direção nacional da entidade. A audiência aconteceu nesta quinta-feira (7) e teve por objetivo apresentar à secretária as metas da nova gestão e tratar do Projeto “Gênero, Violência e Mídia”.


Cristina Buarque (à esquerda) e Glauci  Medeiros( à direita)

Glauce falou do êxito obtido pelo congresso, quando a UBM conseguiu atrair trabalhadoras e mulheres jovens para os debates sobre uma maior participação das mulheres nos espaços de poder. O congresso também aprovou um plano de lutas que desafia as feministas para uma intervenção mais qualificada nos espaços institucionais, a exemplo das conferências que acontecem esse ano.

Sobre o Projeto “Gênero, Violência e Mídia”, é uma iniciativa da UBM que abrange 8 cidades brasileiras e está sendo executada em convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. A proposta busca contribuir para o enfrentamento da violência contra a mulher e o combate a todas as formas de discriminação às mulheres nos meios de comunicação. Em Pernambuco, o projeto é coordenado pela jornalista Inamara Mélo, que também participou do encontro.

Como parte desse projeto, acontecerá no próximo dia 19 de agosto um seminário que tem como público-alvo militantes feministas, jornalistas e estudantes do curso de comunicação. Do evento, a UBM pretende extrair diretrizes para orientar os profissionais da imprensa pernambucana e os agentes que atuam na rede de proteção às mulheres no enfrentamento da violência doméstica no Estado. Na ocasião, também haverá o lançamento dos VTs da campanha nacional pela efetivação da Lei Maria da Penha e contra a veiculação de conteúdos discriminatórios na mídia.

A secretária Cristina Buarque confirmou sua presença no evento, dizendo que iniciativas dessa natureza convergem com os objetivos da Secretaria. Segundo Cristina, o grau de preconceito contra a mulher pode ser medido por aquilo que é veiculado na imprensa. Ela também saudou o gesto da nova coordenação da UBM de aproximação com a secretaria, externando satisfação com o encontro.

Fonte: www.lucianosiqueira.com.br