Sudão do Norte reconhece independência do Sul
O governo do Sudão do Norte reconheceu nesta sexta-feira (8), em Khartum, de maneira oficial o novo estado de Sudão do Sul, que proclamou sua separação e indepêndencia às 18h, horário local, desta sexta.
Publicado 08/07/2011 20:21
O anúncio do reconhecimento foi feito pelo ministro da Presidência, Bakri Hasan Salé. "O executivo sudanês está disposto a cooperar com o novo estado", assegurou Salé em uma entrevista coletiva.
No sábado, o Sudão do Sul passará a ser o Estado mais jovem da comunidade mundial, após um referendo de autodeterminação realizado em janeiro e no qual mais de 98% dos eleitores escolheram a via da separação.
Omar Hassan al-Bachir, presidente sudanês, anunciou que assistiria à proclamação de autonomia e, antes do referendo, afirmou que respeitaria os resultados da escolha.
Os litígios sobre a região de Abyei, a delimitação das fronteiras, as fontes petrolíferas e a dívida pública deverão ser negociados entre as duas partes, segundo os acordos de paz de 2005, que colocaram fim a 20 anos de guerra civil.
Fonte: Prensa Latina