Sem categoria

PCdoB publica nota de solidariedade à Síria

Em função dos recentes confrontos na Síria, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) publicou nessa segunda-feira (25) nota de solidariedade ao presidente Bashar Al Assad, apoiando a sua postura anti-imperialista. A nota é assianda pelo presidente nacional do partido, Renat Rabelo e pelo Secretário de Relações Internacionais da organização, Ricardo Abreu.

Confira a íntegra da nota:

PCdoB reitera sua solidariedade à Síria

O Partido Comunista do Brasil vem acompanhando com atenção as pressões, a ingerência e as ameaças do imperialismo, em especial o estadunidense, contra a República Árabe da Síria. O povo sírio e o governo do Dr. Bashar Al Assad, presidente da República Árabe da Síria, têm sido referências na luta anti-imperialista e pela independência nacional dos países do Oriente Médio, e na solidariedade aos povos árabes, em especial o povo palestino.

A Síria hoje é fator de unidade pan-árabe e exerce papel preponderante em todo o Oriente Médio. A popularidade do governo foi amplamente demonstrada em manifestações que reuniram milhões nas principais cidades do país, imagens essas sistematicamente sonegadas pela mídia pró-EUA.

Os comunistas do PCdoB mantêm relações fraternas com os partidos sírios anti-imperialistas, entre eles o Partido Baath, ao qual pertence o Dr. Bashar Assad, o Partido Comunista Sírio e o Partido Comunista Sírio (Unificado), entre outros.

O governo do Dr. Bashar tem apoiado a realização de reformas democráticas, tem participado do diálogo fraterno com forças políticas comprometidas com os avanços democráticos, mas que se colocam contra qualquer intervenção externa na Síria e que se colocam contra o terrorismo do governo sionista de Israel e o imperialismo estadunidense.

Por isso, o PCdoB congratula-se com o governo sírio pela instalação do Conselho do Diálogo Nacional que reúne partidos da situação e mesmo os de oposição. Tal iniciativa reúne ainda intelectuais progressistas, acadêmicos e universitários.

Defendemos a soberania nacional e a não ingerência nos assuntos internos da Síria. Reivindicamos a autonomia e independência desse país árabe, apoiador de primeira hora da causa palestina. Somos solidários com o povo e o governo da Síria.

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Da redação